GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7353 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO" "resumo" => "A tendência atual é incluir cada vez mais o maior número de gêneros textuais nos livros didáticos, para que dessa forma os alunos possam desde os anos iniciais do ensino fundamental interagir e familiarizar-se com os mais diversos tipos e gêneros textuais predominantes na sociedade, mais que simplesmente ter o contato com o gênero, o aluno deve ser capaz de através dos conhecimentos recebidos na escola usar adequadamente os gêneros textuais em seu dia a dia. Mas infelizmente, o que acontece com o trabalho do livro didático não é o que a teoria propõe. O problema maior não está na escolha do gênero, pois o livro pode conter o maior número de gêneros que puder, no entanto é necessário que esses gêneros sejam explorados, estudados corretamente, de maneira que depois do estudo, o aluno seja capaz de produzir em seu dia a dia o gênero e saber identifica-lo nas mais diversas situações. A grande vantagem do trabalho com gêneros textuais para o ensino e para o livro didático é que através dele as situações existentes normalmente na sociedade ficam ainda mais reais no contexto escolar. Já foi identificado que a escola trabalha principalmente com os tipos de textos tradicionais, ou seja, narrativo, dissertativo e descritivo, o trabalho com gêneros por sua vez faz com que esse estudo seja ainda mais fundamentado, pois de forma simplória o gênero é o suporte para o tipo de texto. Não importa ainda quantos gêneros sejam trabalhados se mais ou se menos, mas que a forma seja adequada ao uso e que o aluno aprenda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GENERO, ALUNO, LIVRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_02_17_31_idinscrito_11_b2d5c98a96a4ded0a8fc52da0c92b84d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FÉLIX DA COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA FÉLIX" "autor_email" => "fernanda_p1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7353 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO" "resumo" => "A tendência atual é incluir cada vez mais o maior número de gêneros textuais nos livros didáticos, para que dessa forma os alunos possam desde os anos iniciais do ensino fundamental interagir e familiarizar-se com os mais diversos tipos e gêneros textuais predominantes na sociedade, mais que simplesmente ter o contato com o gênero, o aluno deve ser capaz de através dos conhecimentos recebidos na escola usar adequadamente os gêneros textuais em seu dia a dia. Mas infelizmente, o que acontece com o trabalho do livro didático não é o que a teoria propõe. O problema maior não está na escolha do gênero, pois o livro pode conter o maior número de gêneros que puder, no entanto é necessário que esses gêneros sejam explorados, estudados corretamente, de maneira que depois do estudo, o aluno seja capaz de produzir em seu dia a dia o gênero e saber identifica-lo nas mais diversas situações. A grande vantagem do trabalho com gêneros textuais para o ensino e para o livro didático é que através dele as situações existentes normalmente na sociedade ficam ainda mais reais no contexto escolar. Já foi identificado que a escola trabalha principalmente com os tipos de textos tradicionais, ou seja, narrativo, dissertativo e descritivo, o trabalho com gêneros por sua vez faz com que esse estudo seja ainda mais fundamentado, pois de forma simplória o gênero é o suporte para o tipo de texto. Não importa ainda quantos gêneros sejam trabalhados se mais ou se menos, mas que a forma seja adequada ao uso e que o aluno aprenda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GENERO, ALUNO, LIVRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_02_17_31_idinscrito_11_b2d5c98a96a4ded0a8fc52da0c92b84d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FÉLIX DA COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA FÉLIX" "autor_email" => "fernanda_p1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }