Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE ANÁLISE DO DNA: PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: DNA, OFICINA, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7834
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 445
    "inscrito_id" => 1892
    "titulo" => "PROCESSO DE ANÁLISE DO DNA: PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Introdução: A divulgação científica é um tema bastante explorado e tem recebido incentivos do Governo Federal através de editais específicos. O Tema “Análise do DNA” está presente nas abordagens cotidianas e tem consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Além da clara importância dada ao tema nas PCN-EM, dois anos de atividades científicas nas escolas de João Pessoa, permitiram perceber que quase nada relacionado ao DNA é produzido nas escolas públicas. Objetivo: ministrar um curso virtual e um módulo prático aos professores de Ensino Médio a respeito do assunto “DNA”, permeando os métodos de análise e suas aplicações, chegando aos dias atuais. Metodologia: Desenvolveu-se um curso em ambiente Moodle para professores da rede pública de ensino, divulgado tanto na capital, quanto nas cidades do interior; garantindo desta forma interiorização da estratégia. O curso constou de aulas teóricas abordando os assuntos básicos relacionados aos ácidos nucleicos; vídeos demonstrando práticas e pequenas tarefas a serem realizadas com objetivo de auxiliar na compreensão dos conceitos expostos. Um encontro presencial abordando o processo de análise de DNA foi realizado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Resultados: Recebemos 21 inscrições de professores de Ensino Médio. Destes, 15 atuavam em João Pessoa e os demais em Guarabira, Sapé, Sobrado, Alagoa Grande, Campina Grande, Catolé do Rocha. Dentre os inscritos, quatro concluíram todos os módulos Os professores que não conseguiram frequentar o curso, justificaram a dificuldade em função do excesso de atribuições e atividades profissionais. Quatro professores desenvolveram atividades práticas relacionadas ao DNA em sala de aula, inspirados pelas atividades do Curso. Conclusão: As estratégias utilizadas neste trabalho, Curso Virtual e Oficina abordando o Processo de Analise do DNA mostraram-se eficientes para motivar professores, divulgar informações científicas e inspirar a montagem e realização de aulas práticas.FinanciamentoEdital MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013, projeto 405827/20130"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "DNA, OFICINA, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_17_10_37_idinscrito_1892_00585fa88ed6d9a26145355a4e543a6a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLENE CAMATI PERSUHN"
    "autor_nome_curto" => "PERSUHN"
    "autor_email" => "darlenecp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7834
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 445
    "inscrito_id" => 1892
    "titulo" => "PROCESSO DE ANÁLISE DO DNA: PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Introdução: A divulgação científica é um tema bastante explorado e tem recebido incentivos do Governo Federal através de editais específicos. O Tema “Análise do DNA” está presente nas abordagens cotidianas e tem consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Além da clara importância dada ao tema nas PCN-EM, dois anos de atividades científicas nas escolas de João Pessoa, permitiram perceber que quase nada relacionado ao DNA é produzido nas escolas públicas. Objetivo: ministrar um curso virtual e um módulo prático aos professores de Ensino Médio a respeito do assunto “DNA”, permeando os métodos de análise e suas aplicações, chegando aos dias atuais. Metodologia: Desenvolveu-se um curso em ambiente Moodle para professores da rede pública de ensino, divulgado tanto na capital, quanto nas cidades do interior; garantindo desta forma interiorização da estratégia. O curso constou de aulas teóricas abordando os assuntos básicos relacionados aos ácidos nucleicos; vídeos demonstrando práticas e pequenas tarefas a serem realizadas com objetivo de auxiliar na compreensão dos conceitos expostos. Um encontro presencial abordando o processo de análise de DNA foi realizado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Resultados: Recebemos 21 inscrições de professores de Ensino Médio. Destes, 15 atuavam em João Pessoa e os demais em Guarabira, Sapé, Sobrado, Alagoa Grande, Campina Grande, Catolé do Rocha. Dentre os inscritos, quatro concluíram todos os módulos Os professores que não conseguiram frequentar o curso, justificaram a dificuldade em função do excesso de atribuições e atividades profissionais. Quatro professores desenvolveram atividades práticas relacionadas ao DNA em sala de aula, inspirados pelas atividades do Curso. Conclusão: As estratégias utilizadas neste trabalho, Curso Virtual e Oficina abordando o Processo de Analise do DNA mostraram-se eficientes para motivar professores, divulgar informações científicas e inspirar a montagem e realização de aulas práticas.FinanciamentoEdital MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013, projeto 405827/20130"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "DNA, OFICINA, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_17_10_37_idinscrito_1892_00585fa88ed6d9a26145355a4e543a6a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLENE CAMATI PERSUHN"
    "autor_nome_curto" => "PERSUHN"
    "autor_email" => "darlenecp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: A divulgação científica é um tema bastante explorado e tem recebido incentivos do Governo Federal através de editais específicos. O Tema “Análise do DNA” está presente nas abordagens cotidianas e tem consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Além da clara importância dada ao tema nas PCN-EM, dois anos de atividades científicas nas escolas de João Pessoa, permitiram perceber que quase nada relacionado ao DNA é produzido nas escolas públicas. Objetivo: ministrar um curso virtual e um módulo prático aos professores de Ensino Médio a respeito do assunto “DNA”, permeando os métodos de análise e suas aplicações, chegando aos dias atuais. Metodologia: Desenvolveu-se um curso em ambiente Moodle para professores da rede pública de ensino, divulgado tanto na capital, quanto nas cidades do interior; garantindo desta forma interiorização da estratégia. O curso constou de aulas teóricas abordando os assuntos básicos relacionados aos ácidos nucleicos; vídeos demonstrando práticas e pequenas tarefas a serem realizadas com objetivo de auxiliar na compreensão dos conceitos expostos. Um encontro presencial abordando o processo de análise de DNA foi realizado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Resultados: Recebemos 21 inscrições de professores de Ensino Médio. Destes, 15 atuavam em João Pessoa e os demais em Guarabira, Sapé, Sobrado, Alagoa Grande, Campina Grande, Catolé do Rocha. Dentre os inscritos, quatro concluíram todos os módulos Os professores que não conseguiram frequentar o curso, justificaram a dificuldade em função do excesso de atribuições e atividades profissionais. Quatro professores desenvolveram atividades práticas relacionadas ao DNA em sala de aula, inspirados pelas atividades do Curso. Conclusão: As estratégias utilizadas neste trabalho, Curso Virtual e Oficina abordando o Processo de Analise do DNA mostraram-se eficientes para motivar professores, divulgar informações científicas e inspirar a montagem e realização de aulas práticas.FinanciamentoEdital MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013, projeto 405827/20130

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.