PROCESSO DE ANÁLISE DO DNA: PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7834 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "PROCESSO DE ANÁLISE DO DNA: PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Introdução: A divulgação científica é um tema bastante explorado e tem recebido incentivos do Governo Federal através de editais específicos. O Tema “Análise do DNA” está presente nas abordagens cotidianas e tem consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Além da clara importância dada ao tema nas PCN-EM, dois anos de atividades científicas nas escolas de João Pessoa, permitiram perceber que quase nada relacionado ao DNA é produzido nas escolas públicas. Objetivo: ministrar um curso virtual e um módulo prático aos professores de Ensino Médio a respeito do assunto “DNA”, permeando os métodos de análise e suas aplicações, chegando aos dias atuais. Metodologia: Desenvolveu-se um curso em ambiente Moodle para professores da rede pública de ensino, divulgado tanto na capital, quanto nas cidades do interior; garantindo desta forma interiorização da estratégia. O curso constou de aulas teóricas abordando os assuntos básicos relacionados aos ácidos nucleicos; vídeos demonstrando práticas e pequenas tarefas a serem realizadas com objetivo de auxiliar na compreensão dos conceitos expostos. Um encontro presencial abordando o processo de análise de DNA foi realizado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Resultados: Recebemos 21 inscrições de professores de Ensino Médio. Destes, 15 atuavam em João Pessoa e os demais em Guarabira, Sapé, Sobrado, Alagoa Grande, Campina Grande, Catolé do Rocha. Dentre os inscritos, quatro concluíram todos os módulos Os professores que não conseguiram frequentar o curso, justificaram a dificuldade em função do excesso de atribuições e atividades profissionais. Quatro professores desenvolveram atividades práticas relacionadas ao DNA em sala de aula, inspirados pelas atividades do Curso. Conclusão: As estratégias utilizadas neste trabalho, Curso Virtual e Oficina abordando o Processo de Analise do DNA mostraram-se eficientes para motivar professores, divulgar informações científicas e inspirar a montagem e realização de aulas práticas.FinanciamentoEdital MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013, projeto 405827/20130" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "DNA, OFICINA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_17_10_37_idinscrito_1892_00585fa88ed6d9a26145355a4e543a6a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLENE CAMATI PERSUHN" "autor_nome_curto" => "PERSUHN" "autor_email" => "darlenecp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7834 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "PROCESSO DE ANÁLISE DO DNA: PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Introdução: A divulgação científica é um tema bastante explorado e tem recebido incentivos do Governo Federal através de editais específicos. O Tema “Análise do DNA” está presente nas abordagens cotidianas e tem consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Além da clara importância dada ao tema nas PCN-EM, dois anos de atividades científicas nas escolas de João Pessoa, permitiram perceber que quase nada relacionado ao DNA é produzido nas escolas públicas. Objetivo: ministrar um curso virtual e um módulo prático aos professores de Ensino Médio a respeito do assunto “DNA”, permeando os métodos de análise e suas aplicações, chegando aos dias atuais. Metodologia: Desenvolveu-se um curso em ambiente Moodle para professores da rede pública de ensino, divulgado tanto na capital, quanto nas cidades do interior; garantindo desta forma interiorização da estratégia. O curso constou de aulas teóricas abordando os assuntos básicos relacionados aos ácidos nucleicos; vídeos demonstrando práticas e pequenas tarefas a serem realizadas com objetivo de auxiliar na compreensão dos conceitos expostos. Um encontro presencial abordando o processo de análise de DNA foi realizado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Resultados: Recebemos 21 inscrições de professores de Ensino Médio. Destes, 15 atuavam em João Pessoa e os demais em Guarabira, Sapé, Sobrado, Alagoa Grande, Campina Grande, Catolé do Rocha. Dentre os inscritos, quatro concluíram todos os módulos Os professores que não conseguiram frequentar o curso, justificaram a dificuldade em função do excesso de atribuições e atividades profissionais. Quatro professores desenvolveram atividades práticas relacionadas ao DNA em sala de aula, inspirados pelas atividades do Curso. Conclusão: As estratégias utilizadas neste trabalho, Curso Virtual e Oficina abordando o Processo de Analise do DNA mostraram-se eficientes para motivar professores, divulgar informações científicas e inspirar a montagem e realização de aulas práticas.FinanciamentoEdital MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013, projeto 405827/20130" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "DNA, OFICINA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_17_10_37_idinscrito_1892_00585fa88ed6d9a26145355a4e543a6a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLENE CAMATI PERSUHN" "autor_nome_curto" => "PERSUHN" "autor_email" => "darlenecp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }