A PESQUISA CIDADANIA NA ESCOLA: ENSINO APRENDIZAGEM ATRAV?S DO EXERC?CIO DO DIREITO DE BRINCAR FOI PROPOSTA PELA DISCIPLINA DE PESQUISA E PR?TICA PEDAG?GICA - PPP4 (EST?GIO NO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CUJO OBJETIVO SE DEU POR MEIO DA INTRODU??O DA PR?TICA PEDAG?GICA NAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, EXPLORANDO ASPECTOS EDUCACIONAIS NO ?MBITO DAS DISCIPLINAS DE HIST?RIA E L?NGUA PORTUGUESA. ATRAV?S DESSA INTERDISCIPLINARIDADE BUSCOU-SE REFLETIR SOBRE A IDENTIDADE SOCIAL, NA PERSPECTIVA DE ARTICULA??O COM RETOMADAS HIST?RICAS QUE RESSALTAM A IMPORT?NCIA DAS CONQUISTAS DE CRIAN?AS E JOVENS PERANTE AS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DA LEGISLA??O QUANTO ? GARANTIA DE SEUS DIREITOS, RESSALTANDO DENTRE ELES, O DIREITO DE BRINCAR E DE ESTUDAR EM SUAS MAIS VARIADAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM JUNTO AO EXERC?CIO DE CIDADANIA.