Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPITAL CULTURAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR MENOS APÁTICA

Palavra-chaves: DIFERENTES LINGUAGENS, GEOGRAFIA ESCOLAR, CAPITAL CULTURAL, APATIA, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68141 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2510 "inscrito_id" => 259 "titulo" => "CAPITAL CULTURAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR MENOS APÁTICA" "resumo" => "O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA.O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, I" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFERENTES LINGUAGENS, GEOGRAFIA ESCOLAR, CAPITAL CULTURAL, APATIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID259_01102020154600.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN RENATA TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIAN TEIXEIRA" "autor_email" => "liliaan.teixeira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68141 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2510 "inscrito_id" => 259 "titulo" => "CAPITAL CULTURAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR MENOS APÁTICA" "resumo" => "O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA.O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, I" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFERENTES LINGUAGENS, GEOGRAFIA ESCOLAR, CAPITAL CULTURAL, APATIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID259_01102020154600.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN RENATA TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIAN TEIXEIRA" "autor_email" => "liliaan.teixeira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.