Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPITAL CULTURAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR MENOS APÁTICA

Palavra-chaves: DIFERENTES LINGUAGENS, GEOGRAFIA ESCOLAR, CAPITAL CULTURAL, APATIA, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68141
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2510
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "CAPITAL CULTURAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR MENOS APÁTICA"
    "resumo" => "O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DIFERENTES LINGUAGENS, GEOGRAFIA ESCOLAR, CAPITAL CULTURAL, APATIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID259_01102020154600.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN RENATA TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN TEIXEIRA"
    "autor_email" => "liliaan.teixeira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68141
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2510
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "CAPITAL CULTURAL: A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR MENOS APÁTICA"
    "resumo" => "O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DIFERENTES LINGUAGENS, GEOGRAFIA ESCOLAR, CAPITAL CULTURAL, APATIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID259_01102020154600.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN RENATA TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN TEIXEIRA"
    "autor_email" => "liliaan.teixeira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.