O CAPITAL CULTURAL, COMPOSTO POR DIFERENTES LINGUAGENS QUE PODEM SER UTILIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, IMAGENS, MAPAS ENTRE OUTROS INÚMEROS RECURSOS, AGUÇA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ESPANTANDO O SENTIMENTO DE APATIA E DESPRENDENDO-OS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO É FRUTO DA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE DADOS RECOLHIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM). ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO DESTACAR A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE APATIA DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO, OU A FALTA DELA, DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA SALA DE AULA, REFLETINDO COMO A PRESENÇA DO CAPITAL CULTURAL DURANTE AS AULAS PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E TORNÁ-LAS MENOS APÁTICAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES DIRETAS DURANTE AS AULAS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE GEOGRAFIA.