ESTA PESQUISA CONTEMPLA O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, ABORDANDO A LINGUAGEM NÃO SOMENTE COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO DO MUNDO OU EXPRESSÃO DO PENSAMENTO, MAS SIM DE INTERAÇÃO SOCIAL. O ESTUDO OBJETIVOU CONHECER A FORMAÇÃO ACADÊMICA E A PRÁTICA DO PROFESSOR PEDAGOGO NAS SÉRIES INICIAIS, COM RELAÇÃO AO TEMA GÊNERO TEXTUAIS. CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA SOCIAL, REALIZADA A PARTIR DE ESTUDOS TEÓRICOS, ACRESCIDA DE TRABALHO DE CAMPO: A) ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA; B) QUESTIONÁRIOS ABERTOS; C) OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E DIRETA. AS INFORMAÇÕES COMPORTAM ASPECTOS QUALITATIVOS, DESCREVEM A ROTINA DA AULA UNIVERSITÁRIA, A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS COM RELAÇÃO AO TEMA EM ESTUDO, A PRÁTICA DO PEDAGOGO E A REALIDADE DAS BIBLIOTECAS. OS RESULTADOS REVELAM QUE JAMAIS SERÁ POSSÍVEL COLOCAR A TEORIA EM PRÁTICA ENQUANTO CONTINUAM CONCEBENDO A IDEIA DE QUE EXISTEM DOIS MUNDOS DISTINTOS INCAPAZES DE PENETRAR UM NO OUTRO: NA E FORA DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO ESPERA CONTRIBUIR PARA DISCUSSÕES NO CAMPO DA DOCÊNCIA, SUPERANDO OS METODOLOGISMOS E OS DOGMATISMOS ESCOLARES.