ESTE TRABALHO OBJETIVA ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO QUE SE REFERE ÀS SUAS PRÁTICAS. DESTA FORMA SERÁ ELABORADA UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS INSTITUÍDAS PELA BNCC PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E QUAIS PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PODEM SER UTILIZADAS NO INTUITO DE FAVORECER A APLICABILIDADE DE TAIS COMPETÊNCIAS. QUANTO A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA, REALIZADA POR MEIO DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM OBJETIVO DESCRITIVO – EXPLORATÓRIO COM DELINEAMENTO EM ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A BNC E AS PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. COM A PESQUISA DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E A ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DAS COMPETÊNCIAS DESCRITAS NA BNCC TORNOU-SE POSSÍVEL VERIFICAR QUE NO CONTEXTO ESCOLAR A APLICAÇÃO DE AÇÕES QUE PROMOVAM COMPARTILHAMENTO, SOCIALIZAÇÃO E CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO SÃO ESTRATÉGIAS PARA UMA MELHOR ATUAÇÃO PROFISSIONAL QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO, E QUANTO A PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE COLABORATIVO.