TENDO COMO FINALIDADE A RELEVÂNCIA DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL APLICADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS DO PROCESSO DE ENSINO, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ENALTECER AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO UMA DAS FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA TRATAR DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS E CORRELACIONAR A EDUCAÇÃO COM A GASTRONOMIA, NO SENTIDO DE QUE O ENSINO PARA O PÚBLICO ALVO VENHA SER MAIS DIFUNDIDO E EXPLORADO ENVOLVENDO QUESTÕES SOCIAIS DO DIA-A-DIA. PARA ISSO, BUSCARAM-SE MEIOS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM MATERIAIS DIGITAIS JÁ PUBLICADOS A FIM DE FAZER UM LEVANTAMENTO DA IMPORTÂNCIA DE TRATAR DO TEMA PROPOSTO. DESTA FORMA, CONCLUÍMOS QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS NO CAMPO EDUCACIONAL PROPORCIONAM FORMAS DIFERENCIADAS DE APRENDIZAGEM, TRAZENDO PARA O DISCENTE OUTROS PONTOS DE VISTA DO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO, E DE ACORDO COM AS HABILIDADES DE CADA PROFISSIONAL, A FIXAÇÃO ACERCA DO ASSUNTO TORNOU-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA.