O PRESENTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UM CURSO DIRECIONADO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARACAJU – SE. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DAS CATEGORIAS PROPOSTAS POR SHULMAN (1986) _ SUBJECT KNOWLEDGE MATTER, PEDAGOGICAL KNOWLEDGE MATTER E CURRICULAR KNOWLEDGE _ REFERENTE À LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS, COM O PRINCÍPIO DE SER RELACIONADO COM OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO QUE O EDUCADOR DEVE DOMINAR PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO, ALÉM DE AVERIGUAR O NÍVEL DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO. O QUESTIONÁRIO FOI MINISTRADO PELOS BOLSISTAS DO PROEX – PIAEX/PROJETO DE EXTENSÃO DA UFS – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS FORAM A PESQUISA BÁSICA, QUANTO A ABORDAGEM DO PROBLEMA ADOTOU-SE A PESQUISA QUALITATIVA, CONDUZIDO PELO CURSO ADVINDO DO MESMO PROJETO, CUJO TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 20 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ALÉM DISSO, DURANTE O CURSO UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DESIGN EXPERIMENTS, A QUAL VISAVA O MELHOR APROVEITAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ONDE APLICOU-SE ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE GRÁFICOS DURANTE O MESMO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A MAIORIA DOS DOCENTES AINDA NÃO DOMINA OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESTATÍSTICA PROPOSTOS PELA BNCC, O QUE RESULTA EM DEFICIÊNCIAS NESTA ÁREA CONFORME AS CATEGORIAS APRESENTADAS, APESAR DE TEREM APRENDIDO COM AS ATIVIDADES ORIENTADAS E SE INTERESSAREM PELA BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO.