Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 210
UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO/CIRCUITO CAMPEÃO PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: GESTÃO EDUCACIONAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃOEste trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento do curso de Especialização em Psicologia da Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A maioria dos países do mundo tem se preocupado em desenvolver programas, firmar parcerias, refletir, a respeito da tão almejada “salvação” para a educação pública. Seja por interesses econômicos ou sociais. Em virtude desta busca surge a parceria público-privada aqui exposta a partir do Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão criado e executado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) que tem se configurado para muitos municípios brasileiros como uma alternativa de grande potencial frente às práticas tradicionais de gestão da educação e do trabalho pedagógico. Mas, que na verdade, trata-se da entrada de instituições privadas no sistema público educacional, ou da execução direta, por estas instituições, de políticas educacionais que deveriam ser responsabilidade do Estado. Num diagnóstico neoliberal o Estado é declarado como o culpado pela crise educacional e propõem a transferência das responsabilidades de execução das políticas públicas educacionais, para a sociedade. Frequentemente desrespeitando o processo democrático e a gestão. A gestão educacional acaba por se tornar um projeto de parceria público-privada autoritária, além de basear-se na imposição e na manipulação, não se vê participação popular nas decisões e nada é acertado coletivamente. Configura-se por um modelo em que os atores sociais da escola, se tornam em vez de protagonistas meros executores das ações educacionais. O Programa Circuito Campeão é adotado como política pública educacional nas redes estaduais de Pernambuco e Tocantins, estando presente em 215 municípios de 20 Estados. Atendendo em 2012: 520.825 crianças e jovens e 22.342 educadores. É definido pelo IAS como um programa de gerenciamento da aprendizagem nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental, investindo no desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita e matemática, com o objetivo de garantir o sucesso de todos os alunos. OBJETIVOSObjetivo geral: analisar os impactos que o Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão têm trazido para a gestão da educação no estado de Pernambuco. Objetivos específicos: apresentar as características do Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão; identificar as leis que regulamentam a parceria público-privada na educação; analisar os avanços e os limites da gestão da educação no Estado de Pernambuco a partir da implementação do Programa Alfabetizar com Sucesso/Circuito Campeão do IAS.METODOLOGIAA metodologia a ser utilizada pauta-se na abordagem qualitativa e no método de coleta da triangulação de dados. Optamos pela técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977), utilizando como sujeitos da pesquisa alguns dos professores que atuam com o Programa, alguns dos gestores de escolas e secretarias de educação, atuantes no estado de Pernambuco. RESULTADOS E CONCLUSÃOEsperamos ao final desse estudo conseguir como resultados: contribuir para o aprofundamento e ampliação desta discussão emergente aos dias atuais, para que a escola possa ter mais autonomia para adequar o trabalho pedagógico a sua realidade aos interesses da comunidade e não apenas como os parceiros instituirão; subsidiar outros estudos sobre a concepção das parcerias público-privadas com o olhar direcionado para os discursos dos profissionais envolvidos diretamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.