O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7663 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 742 "inscrito_id" => 3598 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB" "resumo" => "É quase que unanimidade a rejeição do Ensino Tradicional pelos professores e principalmente pelos alunos de licenciatura, ou seja, pelos futuros professores que estudam durante a graduação novas práticas pedagógicas de cunho construtivista que levam ao abandono de práticas tradicionais de ensino e fazem com que esses alunos critiquem ferozmente o modo tradicional de ensinar; percebemos que é comum nas escolas a presença de profissionais sem formação adequada ensinando Física e outro traço saliente deste processo é a falta de interesse dos alunos para com a disciplina e a falta de artifícios do professor para mudar esse quadro de desinteresse. O processo de ensino-aprendizagem tem como mediador a figura do professor que deve procurar estratégias de ensino para que seus alunos e as alunas construam conhecimentos relevantes e significativos; esses novos conhecimentos construídos devem causar uma mudança na estrutura cognitiva dos alunos e das alunas. Para que esse novo conhecimento tenha significado é preciso que ele tenha relação com as concepções alternativas dos discentes. A metodologia do professor no processo de ensino-aprendizagem na maioria das escolas é ainda muito tradicional, seu principal subsídio é o livro-didático, mas será que ele é bem utilizado? Durante as aulas o professor não leva em consideração a História da Ciência para mostrar que os conhecimentos têm uma construção, isso pode ser um bom artifício se for bem utilizado para ajudar aos estudantes a construírem um conhecimento significativo, mas será que os docentes de Física têm uma formação adequada para essas novas metodologias de ensino? O que causa o alto índice de reprovação nesta disciplina? O desinteresse e as dificuldades dos estudantes em aprender Física devem-se a quê? Essas perguntas são fundamentais para o desenvolvimento deste artigo que vem discutir de forma breve alguns aspectos da prática de ensino da Física nas escolas, tendo como destaque: as dificuldades encontradas pelos professores e pelos estudantes nas aulas de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR/ALUNO, FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_30_28_idinscrito_3598_1c1c0649cf98ad4fd8f14134350565c9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA DAS NEVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROSA DAS NEVES" "autor_email" => "rosadasnevesp2@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7663 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 742 "inscrito_id" => 3598 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB" "resumo" => "É quase que unanimidade a rejeição do Ensino Tradicional pelos professores e principalmente pelos alunos de licenciatura, ou seja, pelos futuros professores que estudam durante a graduação novas práticas pedagógicas de cunho construtivista que levam ao abandono de práticas tradicionais de ensino e fazem com que esses alunos critiquem ferozmente o modo tradicional de ensinar; percebemos que é comum nas escolas a presença de profissionais sem formação adequada ensinando Física e outro traço saliente deste processo é a falta de interesse dos alunos para com a disciplina e a falta de artifícios do professor para mudar esse quadro de desinteresse. O processo de ensino-aprendizagem tem como mediador a figura do professor que deve procurar estratégias de ensino para que seus alunos e as alunas construam conhecimentos relevantes e significativos; esses novos conhecimentos construídos devem causar uma mudança na estrutura cognitiva dos alunos e das alunas. Para que esse novo conhecimento tenha significado é preciso que ele tenha relação com as concepções alternativas dos discentes. A metodologia do professor no processo de ensino-aprendizagem na maioria das escolas é ainda muito tradicional, seu principal subsídio é o livro-didático, mas será que ele é bem utilizado? Durante as aulas o professor não leva em consideração a História da Ciência para mostrar que os conhecimentos têm uma construção, isso pode ser um bom artifício se for bem utilizado para ajudar aos estudantes a construírem um conhecimento significativo, mas será que os docentes de Física têm uma formação adequada para essas novas metodologias de ensino? O que causa o alto índice de reprovação nesta disciplina? O desinteresse e as dificuldades dos estudantes em aprender Física devem-se a quê? Essas perguntas são fundamentais para o desenvolvimento deste artigo que vem discutir de forma breve alguns aspectos da prática de ensino da Física nas escolas, tendo como destaque: as dificuldades encontradas pelos professores e pelos estudantes nas aulas de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR/ALUNO, FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_30_28_idinscrito_3598_1c1c0649cf98ad4fd8f14134350565c9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA DAS NEVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROSA DAS NEVES" "autor_email" => "rosadasnevesp2@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }