Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO: CONCEITOS-FERRAMENTA QUE TENSIONAM O DEBATE CONTEMPORÂNEO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO, ESTUDOS FOUCAULTIANOS, Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68731
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2461
    "inscrito_id" => 2361
    "titulo" => "INCLUSÃO: CONCEITOS-FERRAMENTA QUE TENSIONAM O DEBATE CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "TRATAREMOS, NESTE TRABALHO, JUSTAMENTE DOS SIGNIFICADOS E RELAÇÕES CONSTRUÍDOS EM TORNO DO CONCEITO DE INCLUSÃO. TEMATIZANDO AS INTENCIONALIDADES SIMBÓLICAS, DO TERMO. SITUAMOS O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NO DEBATE SOBRE INCLUSÃO TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS NOÇÕES TEÓRICAS DE MICHEL FOUCAULT E ELEMENTOS VINCULANTES, TAIS COMO: GOVERNAMENTALIDADE, GOVERNAMENTO, NORMAÇÃO E NORMALIZAÇÃO. PARA TAL FIM TOMAMOS COMO REFERÊNCIA AS INTERPRETAÇÕES PROPOSTAS POR AUTORES COMO FABRIS E KLEIN; LOPES; VEIGA-NETO; REVEL; DARDOT E LAVAL; SANTOS E TAVARES; DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM INCLUSÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS ESTUDOS DESSES AUTORES TÊM COMO BALIZAMENTO PERSPECTIVAS PÓS-ESTRUTURALISTAS, QUE AVERIGUAM, POR MEIO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT E AUTORES AFINS, PENSAR, ENTENDER E TENCIONAR OS CAMPOS DISCURSIVOS EM QUE A INCLUSÃO EMERGE. ESTA CONTRIBUIÇÃO ACADÊMICA RESULTA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM RECORTE TEMPORAL ENTRE 2008 E 2018, SOBRE A TEMÁTICA DA INCLUSÃO, ANALISADA COMO MECANISMO DE MANUTENÇÃO SISTÊMICA DE PODER DADO SEU USO, PELOS ESTADOS, AQUI ESPECIFICAMENTE O ESTADO BRASILEIRO, COM O PROPÓSITO DE MANTER CONTROLE SOBRE A POPULAÇÃO DE SEU TERRITÓRIO. NOSSAS CONSIDERAÇÕES (NADA)CONCLUSIVAS É PERCEBERMOS A FACILIDADE E CONSTÂNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS QUE PODEM SER (E QUE SÃO) UTILIZADOS PARA MANTER O INDIVÍDUO, A POPULAÇÃO SOB CONTROLE, SEM QUE PERCEBAMOS CONSCIENTEMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. NESSE PANORAMA, A NOSSO VER, É POSSÍVEL PENSAR A INCLUSÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE GESTÃO DA ORDEM E DA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO, ESTUDOS FOUCAULTIANOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID2361_01102020122239.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMAR VIEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARTINS"
    "autor_email" => "gilmar.martins@ifap.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68731
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2461
    "inscrito_id" => 2361
    "titulo" => "INCLUSÃO: CONCEITOS-FERRAMENTA QUE TENSIONAM O DEBATE CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "TRATAREMOS, NESTE TRABALHO, JUSTAMENTE DOS SIGNIFICADOS E RELAÇÕES CONSTRUÍDOS EM TORNO DO CONCEITO DE INCLUSÃO. TEMATIZANDO AS INTENCIONALIDADES SIMBÓLICAS, DO TERMO. SITUAMOS O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NO DEBATE SOBRE INCLUSÃO TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS NOÇÕES TEÓRICAS DE MICHEL FOUCAULT E ELEMENTOS VINCULANTES, TAIS COMO: GOVERNAMENTALIDADE, GOVERNAMENTO, NORMAÇÃO E NORMALIZAÇÃO. PARA TAL FIM TOMAMOS COMO REFERÊNCIA AS INTERPRETAÇÕES PROPOSTAS POR AUTORES COMO FABRIS E KLEIN; LOPES; VEIGA-NETO; REVEL; DARDOT E LAVAL; SANTOS E TAVARES; DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM INCLUSÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS ESTUDOS DESSES AUTORES TÊM COMO BALIZAMENTO PERSPECTIVAS PÓS-ESTRUTURALISTAS, QUE AVERIGUAM, POR MEIO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT E AUTORES AFINS, PENSAR, ENTENDER E TENCIONAR OS CAMPOS DISCURSIVOS EM QUE A INCLUSÃO EMERGE. ESTA CONTRIBUIÇÃO ACADÊMICA RESULTA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM RECORTE TEMPORAL ENTRE 2008 E 2018, SOBRE A TEMÁTICA DA INCLUSÃO, ANALISADA COMO MECANISMO DE MANUTENÇÃO SISTÊMICA DE PODER DADO SEU USO, PELOS ESTADOS, AQUI ESPECIFICAMENTE O ESTADO BRASILEIRO, COM O PROPÓSITO DE MANTER CONTROLE SOBRE A POPULAÇÃO DE SEU TERRITÓRIO. NOSSAS CONSIDERAÇÕES (NADA)CONCLUSIVAS É PERCEBERMOS A FACILIDADE E CONSTÂNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS QUE PODEM SER (E QUE SÃO) UTILIZADOS PARA MANTER O INDIVÍDUO, A POPULAÇÃO SOB CONTROLE, SEM QUE PERCEBAMOS CONSCIENTEMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. NESSE PANORAMA, A NOSSO VER, É POSSÍVEL PENSAR A INCLUSÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE GESTÃO DA ORDEM E DA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO, ESTUDOS FOUCAULTIANOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID2361_01102020122239.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMAR VIEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARTINS"
    "autor_email" => "gilmar.martins@ifap.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

TRATAREMOS, NESTE TRABALHO, JUSTAMENTE DOS SIGNIFICADOS E RELAÇÕES CONSTRUÍDOS EM TORNO DO CONCEITO DE INCLUSÃO. TEMATIZANDO AS INTENCIONALIDADES SIMBÓLICAS, DO TERMO. SITUAMOS O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NO DEBATE SOBRE INCLUSÃO TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS NOÇÕES TEÓRICAS DE MICHEL FOUCAULT E ELEMENTOS VINCULANTES, TAIS COMO: GOVERNAMENTALIDADE, GOVERNAMENTO, NORMAÇÃO E NORMALIZAÇÃO. PARA TAL FIM TOMAMOS COMO REFERÊNCIA AS INTERPRETAÇÕES PROPOSTAS POR AUTORES COMO FABRIS E KLEIN; LOPES; VEIGA-NETO; REVEL; DARDOT E LAVAL; SANTOS E TAVARES; DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM INCLUSÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS ESTUDOS DESSES AUTORES TÊM COMO BALIZAMENTO PERSPECTIVAS PÓS-ESTRUTURALISTAS, QUE AVERIGUAM, POR MEIO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT E AUTORES AFINS, PENSAR, ENTENDER E TENCIONAR OS CAMPOS DISCURSIVOS EM QUE A INCLUSÃO EMERGE. ESTA CONTRIBUIÇÃO ACADÊMICA RESULTA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM RECORTE TEMPORAL ENTRE 2008 E 2018, SOBRE A TEMÁTICA DA INCLUSÃO, ANALISADA COMO MECANISMO DE MANUTENÇÃO SISTÊMICA DE PODER DADO SEU USO, PELOS ESTADOS, AQUI ESPECIFICAMENTE O ESTADO BRASILEIRO, COM O PROPÓSITO DE MANTER CONTROLE SOBRE A POPULAÇÃO DE SEU TERRITÓRIO. NOSSAS CONSIDERAÇÕES (NADA)CONCLUSIVAS É PERCEBERMOS A FACILIDADE E CONSTÂNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS QUE PODEM SER (E QUE SÃO) UTILIZADOS PARA MANTER O INDIVÍDUO, A POPULAÇÃO SOB CONTROLE, SEM QUE PERCEBAMOS CONSCIENTEMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. NESSE PANORAMA, A NOSSO VER, É POSSÍVEL PENSAR A INCLUSÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE GESTÃO DA ORDEM E DA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.