O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DO INCENTIVO A PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PESQUISA REALIZADA POR UM GRUPO DE ESTUDANTES DA NONA SÉRIE, DA ESCOLA BAMBINO, NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS, CEARÁ, RETRATA EM PALAVRAS AS VÁRIAS RAMIFICAÇÕES METODOLÓGICAS QUE PODEM EXISTIR DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. NESTE ESTUDO OS PESQUISADORES ABORDAM O ASPECTO CULTURAL E ECONÔMICO TRAZIDOS PELO NOVO VÍRUS (COVID-19) A SUA CIDADE. A PESQUISA, FRUTO DO PROJETO DENOMINADO XV EXPACCI ON-LINE: A EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA, ADENTRA AO CURRÍCULO DE DIVERSAS DISCIPLINAS, COMO MATEMÁTICA, BIOLOGIA E PORTUGUÊS. PARTE DESTA DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR O OBJETIVO DA PUBLICAÇÃO DE UM ARTIGO CRIADO POR ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II, ORIENTADOS PELAS AUTORAS DESTE ARTIGO E PROFESSORES COLABORADORES, OS ESTUDANTES ESPERAM ADENTRAR AO MUNDO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS PRECOCEMENTE, PENSANDO EM SUAS QUALIFICAÇÕES ENQUANTO ESTUDANTES E FUTUROS PROFISSIONAIS. É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O LEITOR APRECIE ESTE ESTUDO COM A CONSCIÊNCIA DE QUE ELE FORA PRODUZIDO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE TENHAM ACESSO A ESTA LITERATURA, VALE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS. NESTA OBRA VOCÊ CONHECERÁ NOSSA PEQUENA CIDADE, APELIDADA DE CAPITAL DO CROCHÊ, PERCEBERÁ AS CONSEQUÊNCIAS INEVITÁVEIS DA PANDEMIA E SE APAIXONARÁ PELA ESCRITA DE JOVENS, QUE ACREDITAM NA CIÊNCIA E NO PODER QUE HÁ NA INFORMAÇÃO.