O REFERIDO TRABALHO TRATA-SE DE UM ASSUNTO MUITO PERTINENTE, POIS ESTAMOS VIVENCIANDO UMA SITUAÇÃO ATÍPICA EM TODO O PLANETA E, PERCEBEMOS DE FORMA NOTÓRIA ALGUMAS DIFICULDADES QUE A EDUCAÇÃO VEM SOFRENDO, POIS NENHUM ENVOLVIDO NA ÁREA ESPERAVA PASSAR POR TAL SITUAÇÃO, POR ISSO A NECESSIDADE DE ENTENDER E CONHECER QUAIS DESAFIOS ESTÃO SENDO ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANDO SE TRATA DO ENSINO REMOTO, LEVANDO EM CONTA QUE UMA BOA PARTE NÃO TINHA O CONHECIMENTO DO QUE SERIA E COMO SE DARIA ESSA FORMA DE ENSINO, SEM SE FALAR QUE MUITOS NÃO SABEM DIFERENCIAR ESSE “NOVO” MODELO DE ENSINO E DO QUE SEJA A MODALIDADE EAD. PORTANTO O SURGIMENTO DO TEMA VEIO DE UMA INQUIETAÇÃO OBSERVADA POR ALGUNS COMENTÁRIOS E RESISTÊNCIA POR PARTE DE ALGUNS PROFESSORES DE NÃO ENVOLVER-SE COM ESSA NOVA REALIDADE. O TRABALHO TRAZ UMA PESQUISA FEITA POR MEIO DO GOOGLE FORMS, ONDE FOI POSSÍVEL COLETAR RESPOSTAS DE 30 PROFESSORES E PODER FAZER ESSA AVALIAÇÃO SOBRE ALGUNS OBSTÁCULOS E TAMBÉM COMO ANDA O CONHECIMENTO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ÂMBITO ESCOLAR COMO MEIOS DE ENSINO.