ESTE TRABALHO REFLETE SOBRE O CONTEXTO DA PRÁTICA DO ENSINO REMOTO E AS IMPLICAÇÕES DA MODALIDADE DE ENSINO NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES COMO PROFISSIONAIS REFLEXIVOS, BASEADO NO ESTUDO DA OBRA DE DONALD A. SCHöN. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR UM POSSÍVEL ALINHAMENTO DA TEORIA DE SCHöN (2000) NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E A SIGNIFICAÇÃO DOS SABERES PRODUZIDOS E MOBILIZADOS PELOS DOCENTES NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO REMOTO. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E FOI REALIZADA COM 23 PROFESSORES DE DIFERENTES ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA–PI. A ANÁLISE DESCRITIVA DOS DADOS PERMITIU EVIDENCIAR NA INSTITUIÇÃO UMA FORTE PROXIMIDADE DE UM PERFIL REFLEXIVO DOS DOCENTES ENGENDRADO POR UMA EXPERIÊNCIA ESSENCIALMENTE PRÁTICA. MOSTRANDO, TAMBÉM UMA PRÁTICA DELINEADA POR COMPETÊNCIAS RELATIVAS AO USO DE TECNOLOGIAS, MODELAMENTO DE POSTURA EM SALA DE AULA, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS QUE RESSIGNIFICA DA IDENTIDADE DOCENTE DE MODO CONTÍNUO.