ESTE TRABALHO DESTINA-SE À COMPREENSÃO DO PROJETO INTEGRADOR ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DAS CONCEPÇÕES APRESENTADAS PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) EM DOIS DE SEUS DOCUMENTOS OFICIAIS: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC). CARACTERIZA-SE, PORTANTO, COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA DE ANÁLISE DOCUMENTAL, PELA NATUREZA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO CONSULTADAS, E DE CARÁTER DESCRITIVO, CUJA FINALIDADE É APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO DE ESTUDO NA PERSPECTIVA DO REFERENCIAL ESTABELECIDO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, ALÉM DOS DOCUMENTOS ANALISADOS, TAMBÉM SERVIRAM DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ALGUMAS OBRAS DE AUTORES QUE SE DEDICAM AO TEMA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DA METODOLOGIA DE ENSINO POR PROJETOS. APÓS A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, EVIDENCIOU-SE QUE A INSTITUIÇÃO APRESENTA, EM SEUS DOCUMENTOS, UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO QUE CONCEBE O PROJETO INTEGRADOR COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE FAVORECE A INTEGRAÇÃO DE SABERES E, POR ISSO, CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVO.