A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19. A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO JUNTO A 52 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, EM ATUAÇÃO EM ESCOLAS RECIFENSES DA REDE PRIVADA DE ENSINO QUE ESTÃO OFERTANDO AULAS EM DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DESDE MAIO DE 2020, PRODUZIMOS DADOS QUE NOS AJUDAM A TRAÇAR UM PANORAMA ACERCA DOS LIMITES E DAS POSSIBILIDADES DESSA NOVA E EMERGENCIAL REALIDADE. A PARTIR DE AUTORES DA ÁREA DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, ESTE ESTUDO DESCRITIVO LANÇA LUZ POR SOBRE OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES, ESPECIALMENTE QUANTO ÀS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E DE TRABALHO, À ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO, AO USO DE MEIOS E DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, ALÉM DO INVESTIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E FINANCEIRO EMPREENDIDOS PARA SE ADEQUAREM A ESSE NOVO CONTEXTO. ALÉM DISSO, APONTAMOS CAMINHOS PARA ENTENDERMOS QUESTÕES LIGADAS À FORMAÇÃO E AOS SABERES DESSES DOCENTES, BEM COMO ÀS ESPECIFICIDADES DE UMA EDUCAÇÃO DESENVOLVIDA NO INTERIOR DESSA NOVA CONDIÇÃO DE EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.