ESTE ARTIGO ABORDA SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. NOS ÚLTIMOS ANOS O TEMA FAZ-SE PRESENTE EM DIVERSAS ARTICULAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, POR CAUSA DO AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR NO NOSSO PAÍS. TENDO EM VISTA ESTES ASPECTOS, ESTE TRABALHO CONCRETIZOU-SE POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM O INTUITO DE ANALISAR, IDENTIFICAR E COMPREENDER AS CAUSAS QUE COLABORAM PARA A EVASÃO ESCOLAR. A PRIORI FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DE INDICADORES SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL, POSTERIORMENTE UM ESTUDO ACERCA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS ANOS E, DESSA FORMA, REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI EFETUADA AS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES E OS ESTUDANTES NAS TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS – MARANHÃO. NESSE SENTIDO, A PESQUISA DE CAMPO FOI FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICARMOS E COMPREENDERMOS AS CAUSAS QUE CORROBORAM PARA A EVASÃO ESCOLAR: FATORES SOCIOECONÔMICOS FAMILIAR, ESTRUTURA ARQUITETÔNICA DA ESCOLA, DROGAS E VIOLÊNCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO INADEQUADAS, DENTRE OUTROS. MOSTROU-NOS TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA PARA O ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO DOS ESTUDANTES NA ESCOLA.