ESSE TRABALHO TEM COMO INTENÇÃO REFLETIR A EDUCAÇÃO SEXUAL, SEUS BENEFÍCIOS NA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, PARA CONSTRUÇÃO DE PESSOAS SEXUALMENTE SAUDÁVEIS, LIVRES DE PRECONCEITOS, PODENDO SE POSICIONAR DE MANEIRA CRITICA E DEFENSIVA NAS QUESTÕES DE DIGNIDADE HUMANA, AS IDEIAS RELACIONADAS A IDEOLOGIA DE GÊNERO, QUE POR MUITOS MAL INTERPRETADA DEVIDO A INFLUENCIA DE GRUPOS QUE NÃO ACEITAM OS DIREITOS DAS MINORIAS COMO AS MULHERES, GAYS, LÉSBICAS E DEMAIS IDENTIDADES, QUE NADA MAIS É DO QUE A LUTA PARA QUE TODOS TENHAM OS MESMOS DIREITOS. SERÁ ANALISADO A DIFERENÇA DE SEXUALIDADE E SEXO, ESCLARECENDO QUE NÃO SÃO SINÔNIMOS, QUE A SEXUALIDADE É AMPLO RELACIONADA À CULTURA EXISTINDO FATORES QUE DETERMINAM ESTE DISPOSITIVO, E QUE O SEXO ESTÁ MAIS RESTRITO AO ATO SEXUAL E AOS ASPECTOS BIOLÓGICOS. APRESENTANDO O RETROCESSO QUE A EDUCAÇÃO SEXUAL TEVE COM A APROVAÇÃO DA BNCC. O OBJETIVO É DELIMITAR OS CONCEITOS SEXUALIDADE, SEXO, IDEOLOGIA DE GÊNERO, ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL, PARA A FORMAÇÃO DE PESSOAS SEXUALMENTE SAUDÁVEIS, CRITICA CAPAZES DE SE POSICIONAREM CONTRARIA A QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO OU VIOLAÇÃO DE DIREITOS. COMO METODOLOGIA FOI REALIZADO UMA ANALISE DE REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO, ESTUDANDO VÁRIOS ARTIGOS, CHEGANDO À CONCLUSÃO DÁ IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA, PARA QUE OCORRA A QUEBRA DE VÁRIOS TABUS E POSSÍVEIS TRAUMAS QUE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PUNITIVA PODE REALIZAR NA VIDA DEIXANDO CLARO, QUE EDUCAÇÃO SEXUAL, ESTÁ RELACIONADA COM AUTOESTIMA DOS INDIVÍDUOS, COM CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS DE DEFESA FORMANDO PESSOAS RESPEITOSAS QUE CONVIVAM DE MANEIRA SAUDÁVEL COM QUEM POSSUA ESCOLHAS DIFERENTES AS SUAS.