O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO PROPÓSITO FORMULAR CONHECIMENTOS SOBRE O TRABALHO EM REDE COM FOCO NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA. OBJETIVOU DEMONSTRAR A VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DO ENSINO A DISTÂNCIA COM FOCO NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS. E, PARA TAL, DEVE-SE CONSIDERAR PESQUISAS DE MODO A ASSEGURAR O ACESSO, A PARTICIPAÇÃO E O SUCESSO. PARA O EFEITO, PROCEDEU-SE A UMA REVISÃO DA LITERATURA CENTRADA NUMA ÓTICA INCLUSIVA E UM PRETENSO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL, FOMENTADA POR VARELLA (2009); MANFREDI (2002), DANTE (2008), ONOFRE (2011) DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA QUE SE MOSTRA MAIS COERENTE COM A TEMÁTICA É DE PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ENFOQUE QUALITATIVO E CUNHO DEDUTIVO, POR MEIO DE NORMAS E ESTUDOS CONSOLIDADOS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. A QUAL PERMITIU IDENTIFICAR E FUNDAMENTAR A PERTINÊNCIA DAS DIMENSÕES A CONSIDERAR NA PLANIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA PRISIONAL SE APRESENTA COMO UMA ALTERNATIVA IMPORTANTE NO COMBATE A VIOLÊNCIA. PRETENDE-SE, EM ÚLTIMA ANÁLISE, SUBLINHAR QUE NÃO SE TRATA APENAS DE FORMAR, É PRECISO AVALIAR SE O INDIVÍDUO ESTÁ APTO, ALÉM DISSO É NECESSÁRIO SE CRIAR UM CONTEXTO AQUI FORA QUE PERMITA A INSERÇÃO DESSE SER COM TRABALHO PARA QUE O MESMO POSSA TER UMA CHANCE DE SER DIGNO. ESTIMA-SE QUE O A DESBUROCRATIZAÇÃO DE ALGUMAS FORMALIDADES E INCENTIVO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA RESSOCIALIZAÇÃO, PODE AJUDAR NA CRIAÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUEM PASSAR PELO SISTEMA PRISIONAL, SENDO FUNDAMENTAL QUE EQUACIONEM MÚLTIPLOS PROCESSOS DE MOTIVAÇÃO.