Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PRISIONAL NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO A DISTÂNCIA, POSSIBILIDADES, RESSOCIALIZAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO PROPÓSITO FORMULAR CONHECIMENTOS SOBRE O TRABALHO EM REDE COM FOCO NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA. OBJETIVOU DEMONSTRAR A VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DO ENSINO A DISTÂNCIA COM FOCO NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS. E, PARA TAL, DEVE-SE CONSIDERAR PESQUISAS DE MODO A ASSEGURAR O ACESSO, A PARTICIPAÇÃO E O SUCESSO. PARA O EFEITO, PROCEDEU-SE A UMA REVISÃO DA LITERATURA CENTRADA NUMA ÓTICA INCLUSIVA E UM PRETENSO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL, FOMENTADA POR VARELLA (2009); MANFREDI (2002), DANTE (2008), ONOFRE (2011) DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA QUE SE MOSTRA MAIS COERENTE COM A TEMÁTICA É DE PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ENFOQUE QUALITATIVO E CUNHO DEDUTIVO, POR MEIO DE NORMAS E ESTUDOS CONSOLIDADOS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. A QUAL PERMITIU IDENTIFICAR E FUNDAMENTAR A PERTINÊNCIA DAS DIMENSÕES A CONSIDERAR NA PLANIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA PRISIONAL SE APRESENTA COMO UMA ALTERNATIVA IMPORTANTE NO COMBATE A VIOLÊNCIA. PRETENDE-SE, EM ÚLTIMA ANÁLISE, SUBLINHAR QUE NÃO SE TRATA APENAS DE FORMAR, É PRECISO AVALIAR SE O INDIVÍDUO ESTÁ APTO, ALÉM DISSO É NECESSÁRIO SE CRIAR UM CONTEXTO AQUI FORA QUE PERMITA A INSERÇÃO DESSE SER COM TRABALHO PARA QUE O MESMO POSSA TER UMA CHANCE DE SER DIGNO. ESTIMA-SE QUE O A DESBUROCRATIZAÇÃO DE ALGUMAS FORMALIDADES E INCENTIVO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA RESSOCIALIZAÇÃO, PODE AJUDAR NA CRIAÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUEM PASSAR PELO SISTEMA PRISIONAL, SENDO FUNDAMENTAL QUE EQUACIONEM MÚLTIPLOS PROCESSOS DE MOTIVAÇÃO.

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