A AVALIA??O NA EDUCA??O INFANTIL CONSTITUI UMA FERRAMENTA INDISPENS?VEL AO TRABALHO DOCENTE COMO EM QUALQUER OUTRA ETAPA DE ENSINO, POIS PERMITE AO PROFESSOR ANALISAR OS AVAN?OS E RETROCESSOS AO LONGO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DELA, O PROFESSOR PODE ORGANIZAR SEU TRABALHO PEDAG?GICO, PREVENIR, AJUSTAR OU RECONFIGURAR CAMINHOS PARA DAR SIGNIFICADOS ? APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NA EDUCA??O INFANTIL, AS PARTICULARIDADES QUE MARCAM ESSA ETAPA DE CONSTRU??O DO SABER COMO O APRENDER BRINCANDO, CONFERE AO PROFESSOR ACOMPANHAMENTOS DIN?MICOS SOBRE A AVALIA??O DO SEU TRABALHO AL?M DE FAVORECER AO EDUCANDO SEU DESENVOLVIMENTO EM M?LTIPLAS DIMENS?ES. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DOS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS FINAIS DA EDUCA??O INFANTIL EM TURMAS DO PR?-II, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO EM DUAS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. NO REFERENCIAL TE?RICO FOI UTILIZADO OS CONCEITOS DE AVALIA??O DE HOFFMANN, HAYDT, AS CONCEP??ES SOBRE A EDUCA??O INFANTIL E O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS DE OLIVEIRA, MOYLES, MACHADO ENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA CONSISTE NUM ESTUDO EXPLORAT?RIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS A ENTREVISTA APLICADA A 4 PROFESSORAS DO PR?-II E A OBSERVA??O DIRETA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, FOI POSS?VEL PERCEBER QUE A AVALIA??O NA EDUCA??O INFANTIL TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA CONSTRU??O DA INF?NCIA GARANTIDO O DIREITO DE BRINCAR, COMO TAMB?M NA FORMA??O EDUCACIONAL DOS ALUNOS. GRANDE PARTE DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS DEMONSTRARAM SER POSS?VEL REALIZAR UM TRABALHO DIN?MICO COM FINS EDUCATIVOS, SEM LAN?AR ABRIR DO L?DICO E DA AVALIA??O.