ESTE ARTIGO APRESENTA A ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BASEADOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PPDE) E PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). O OBJETIVO FOI O DE ANALISAR ESSAS POLÍTICAS NO QUE AMBAS POSSUÍAM DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE AS ESFERAS FEDERATIVAS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO: UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. A PESQUISA CONTOU COM REFERENCIAIS TEÓRICOS COMO CURY(2002), CASTRO (1998), OLIVEIRA (2007), DENTRE OUTROS, ALÉM DE LEIS, DECRETOS E DOCUMENTOS OFICIAIS PUBLICADOS SOBRE OS PROGRAMAS EM QUESTÃO. A ANÁLISE DE CONTEÚDO A PARTIR DESTES REFERENCIAIS CONCLUIU QUE A SEGUNDA POLÍTICA FOI FAVORECIDA PELA COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO EXISTENTE ENTRE OS ENTES ENQUANTO QUE A PRIMEIRA DEIXOU A DESEJAR NESSE QUESITO; O QUE DIFICULTOU ALGUMAS DAS EXECUÇÕES DO PROGRAMA NAS ESCOLAS.