A SALA DE AULA E SEUS DESAFIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6844 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 4543 "titulo" => "A SALA DE AULA E SEUS DESAFIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é um período muito importante na formação docente. Ele deve ser um agente contribuidor na formação do professor, caracterizando-se como objeto de estudo e reflexão. Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos estudantes, dos professores e dos profissionais que a compõem. Com isso faz-se uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula, comunidade), procurando meios para intervir positivamente. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados das observações feitas no decorrer do período do Estágio Supervisionado I, , no que diz respeito a realidade da educação no Colégio Municipal Jorge Guerra em Cruz das Almas – BA, observando a prática pedagógica do professor e a resposta dos estudantes frente a essa prática, além da sua forma de avaliação e a relação professor-aluno e aluno-aluno. Para a construção desse trabalho, foram feitas, de forma cuidadosa, observações e anotações sobre a prática pedagógica utilizada pelo professor, a resposta dos estudantes frente a essa prática utilizada, a sua forma de avaliação, os conteúdos ministrados em sala de aula, bem como a relação professor-aluno e aluno-aluno. Para obtenção de outros dados, foi aplicado um questionário de caráter quanti-qualitativo para os estudantes e para a professora da disciplina (GIL, 2007). Os dados quantitativos foram computados utilizando o programa Microsoft Excel Starter 2010 e para os dados qualitativos foi utilizada a metodologia descrita por Bardin (2004). A partir das observações feitas, constatou-se que a prática pedagógica da docente é tradicionalista, baseado no processo de transmissão-recepção, processo esse que não fornece subsídios para a construção do conhecimento. Além disso, o único recurso didático usado em sala é o livro. Apesar da importância do livro, Lepienski e Pinho (2008) salientam que esse modelo centrado no livro didático, tem aprofundado o distanciamento do estudante do gosto pela ciência e pela descoberta. Além disso, o ensino por simples memorização traz pouco ou quase nenhum significado para o aluno e, em conseqüência, não promove a construção do conhecimento. Quando os estudantes foram questionados sobre o que seria o professor “ideal”, pode-se perceber duas categorias nas respostas. A primeira seria a metodologia usada em sala pelo professor os estudantes disseram que queriam professores que escrevessem menos, que entendessem as dificuldades deles e que fizessem aulas dinâmicas, a segunda categoria citada foi relações humanas, os estudantes esperam que os professores sejam amigos, alegres e brincalhões. Em contrapartida, quando entrevistada, a professora revela que os maiores problemas enfrentados no exercício da sua profissão são “falta de disciplina dos estudantes”, “desinteresse do educando” e “falta de perspectiva”. Em nenhum momento ela faz uma auto-avaliação sobre sua prática e como esta afeta a aprendizagem dos estudantes. Diante das experiências vividas no período do estágio supervisionado, pode-se perceber que este deve configurar-se como momento de reflexão a fim de superar obstáculos e construir um jeito de caminhar com vistas a favorecer o aluno e sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_06_08_2014_08_57_29_idinscrito_4543_f5cbede502edcdb81d2a67ccaeeec5df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINE BARROSO BRASIL" "autor_nome_curto" => "CARINE BRASIL" "autor_email" => "carine.bbrasil@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6844 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 4543 "titulo" => "A SALA DE AULA E SEUS DESAFIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é um período muito importante na formação docente. Ele deve ser um agente contribuidor na formação do professor, caracterizando-se como objeto de estudo e reflexão. Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos estudantes, dos professores e dos profissionais que a compõem. Com isso faz-se uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula, comunidade), procurando meios para intervir positivamente. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados das observações feitas no decorrer do período do Estágio Supervisionado I, , no que diz respeito a realidade da educação no Colégio Municipal Jorge Guerra em Cruz das Almas – BA, observando a prática pedagógica do professor e a resposta dos estudantes frente a essa prática, além da sua forma de avaliação e a relação professor-aluno e aluno-aluno. Para a construção desse trabalho, foram feitas, de forma cuidadosa, observações e anotações sobre a prática pedagógica utilizada pelo professor, a resposta dos estudantes frente a essa prática utilizada, a sua forma de avaliação, os conteúdos ministrados em sala de aula, bem como a relação professor-aluno e aluno-aluno. Para obtenção de outros dados, foi aplicado um questionário de caráter quanti-qualitativo para os estudantes e para a professora da disciplina (GIL, 2007). Os dados quantitativos foram computados utilizando o programa Microsoft Excel Starter 2010 e para os dados qualitativos foi utilizada a metodologia descrita por Bardin (2004). A partir das observações feitas, constatou-se que a prática pedagógica da docente é tradicionalista, baseado no processo de transmissão-recepção, processo esse que não fornece subsídios para a construção do conhecimento. Além disso, o único recurso didático usado em sala é o livro. Apesar da importância do livro, Lepienski e Pinho (2008) salientam que esse modelo centrado no livro didático, tem aprofundado o distanciamento do estudante do gosto pela ciência e pela descoberta. Além disso, o ensino por simples memorização traz pouco ou quase nenhum significado para o aluno e, em conseqüência, não promove a construção do conhecimento. Quando os estudantes foram questionados sobre o que seria o professor “ideal”, pode-se perceber duas categorias nas respostas. A primeira seria a metodologia usada em sala pelo professor os estudantes disseram que queriam professores que escrevessem menos, que entendessem as dificuldades deles e que fizessem aulas dinâmicas, a segunda categoria citada foi relações humanas, os estudantes esperam que os professores sejam amigos, alegres e brincalhões. Em contrapartida, quando entrevistada, a professora revela que os maiores problemas enfrentados no exercício da sua profissão são “falta de disciplina dos estudantes”, “desinteresse do educando” e “falta de perspectiva”. Em nenhum momento ela faz uma auto-avaliação sobre sua prática e como esta afeta a aprendizagem dos estudantes. Diante das experiências vividas no período do estágio supervisionado, pode-se perceber que este deve configurar-se como momento de reflexão a fim de superar obstáculos e construir um jeito de caminhar com vistas a favorecer o aluno e sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_06_08_2014_08_57_29_idinscrito_4543_f5cbede502edcdb81d2a67ccaeeec5df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINE BARROSO BRASIL" "autor_nome_curto" => "CARINE BRASIL" "autor_email" => "carine.bbrasil@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }