AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E HÁBITOS SOBRE FOTOEXPOSIÇÃO E FOTOPROTEÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUEIMADAS-PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6970 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1440 "inscrito_id" => 4361 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E HÁBITOS SOBRE FOTOEXPOSIÇÃO E FOTOPROTEÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUEIMADAS-PB" "resumo" => "Introdução O câncer de pele tem aumentado mundialmente, sua etiologia é influenciada por hábitos de fotoproteção e fotoexposição. Logo investir na prevenção de crianças e adolescentes parece ser a melhor maneira de diminuir sua incidência, visto que 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante toda vida é obtida antes de 18-21 anos. Objetivos verificar a partir dos dados sócio-demográficos e das séries de ensino quais alunos possuem mais conhecimento sobre fotoexposição e fotoproteção, identificar a partir de que fonte de informação esses conhecimentos foram assimilados; relacionar o conhecimento de fotoexposição com fotoproteção; identificar ações de intervenção primária realizadas na escola, sobretudo, câncer de pele. Metodologia Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, onde foram aplicados 316 questionários, estruturados analisados e discutidos, com quinze questões de múltipla escolha, sobre hábitos e conhecimentos sobre fotoexposição e fotoproteção. Os dados foram analisados pelos software Epinfo 7.0 e Medcal, com resultados apresentados em gráficos e tabelas, discutido com a literatura pertinente. Resultados Apenas 0,32% dos alunos afirmam que as instituições onde estudam realizam palestras ou atividades sobre os cuidados com a pele e os danos da fotoexposição. As informações dos estudantes sobre o câncer de pele foram adquiridas ,predominantemente , através do rádio e da TV (69,94%). A maioria não tem o hábito de usar protetores diariamente. Conclusão O conhecimento sobre fotoexposição e fotoproteção, aumenta conforme a série em que estão matriculados, não havendo diferenças significativas entre os alunos que residem na cidade e na zona rural, o bulliyng/violência é a temática mais presente no currículo das escolas pesquisadas. Infelizmente o nível de conhecimento dos alunos parece não interferir sobre seus hábitos de vida, pois, embora considerem e reconheçam a importância do protetor a maioria não o utiliza diariamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, FOTOPROTEÇÃO, FOTOEXPOSIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_15_00_13_idinscrito_4361_1018f44c09f30e76ce34ed7325e36b3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE WILLIAMES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAMES SANTOS" "autor_email" => "jwilliames@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6970 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1440 "inscrito_id" => 4361 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E HÁBITOS SOBRE FOTOEXPOSIÇÃO E FOTOPROTEÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUEIMADAS-PB" "resumo" => "Introdução O câncer de pele tem aumentado mundialmente, sua etiologia é influenciada por hábitos de fotoproteção e fotoexposição. Logo investir na prevenção de crianças e adolescentes parece ser a melhor maneira de diminuir sua incidência, visto que 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante toda vida é obtida antes de 18-21 anos. Objetivos verificar a partir dos dados sócio-demográficos e das séries de ensino quais alunos possuem mais conhecimento sobre fotoexposição e fotoproteção, identificar a partir de que fonte de informação esses conhecimentos foram assimilados; relacionar o conhecimento de fotoexposição com fotoproteção; identificar ações de intervenção primária realizadas na escola, sobretudo, câncer de pele. Metodologia Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, onde foram aplicados 316 questionários, estruturados analisados e discutidos, com quinze questões de múltipla escolha, sobre hábitos e conhecimentos sobre fotoexposição e fotoproteção. Os dados foram analisados pelos software Epinfo 7.0 e Medcal, com resultados apresentados em gráficos e tabelas, discutido com a literatura pertinente. Resultados Apenas 0,32% dos alunos afirmam que as instituições onde estudam realizam palestras ou atividades sobre os cuidados com a pele e os danos da fotoexposição. As informações dos estudantes sobre o câncer de pele foram adquiridas ,predominantemente , através do rádio e da TV (69,94%). A maioria não tem o hábito de usar protetores diariamente. Conclusão O conhecimento sobre fotoexposição e fotoproteção, aumenta conforme a série em que estão matriculados, não havendo diferenças significativas entre os alunos que residem na cidade e na zona rural, o bulliyng/violência é a temática mais presente no currículo das escolas pesquisadas. Infelizmente o nível de conhecimento dos alunos parece não interferir sobre seus hábitos de vida, pois, embora considerem e reconheçam a importância do protetor a maioria não o utiliza diariamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, FOTOPROTEÇÃO, FOTOEXPOSIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_15_00_13_idinscrito_4361_1018f44c09f30e76ce34ed7325e36b3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE WILLIAMES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAMES SANTOS" "autor_email" => "jwilliames@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }