O PRESENTE TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA A??O REALIZADA EM TR?S TURMAS DA 2? S?RIE DO ENSINO M?DIO, DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE MAMANGUAPE-PB. ESSA A??O ? PARTE INTEGRANTE DO PROJETO ?EDUCA??O FINANCEIRA DA TRANSFORMA??O AO RESULTADO: O USO DA ESTAT?STICA E MATEM?TICA FINANCEIRA PARA A MUDAN?A DE COMPORTAMENTO? QUE TEM POR OBJETIVO UTILIZAR OS CONCEITOS APRESENTADOS PELA MATEM?TICA FINANCEIRA E PELA ESTAT?STICA COMO FERRAMENTAS PARA PROMOVER UMA EDUCA??O FINANCEIRA CAPAZ DE AUXILIAR OS ALUNOS DE UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE MAMANGUAPE-PB A TORNAREM-SE CONSUMIDORES CONSCIENTES. O DIAGN?STICO INICIAL TEVE O INTUITO DE CONHECER O PERFIL E OS ASPECTOS SOCIOECON?MICOS QUE CARACTERIZAM OS ALUNOS DAS TURMAS, A FIM DE PLANEJARMOS E REALIZARMOS A OFICINA DESENVOLVIDA NO PROJETO. QUE TEVE POR FINALIDADE APRESENTAR A EDUCA??O FINANCEIRA, ATRAV?S DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS, PROPORCIONANDO AOS NOSSOS JOVENS UMA GRANDE VANTAGEM AO CONHECER A EDUCA??O FINANCEIRA, QUE ? LIDAR COM O DINHEIRO SEM SER CONTROLADO POR ELE. DO PONTO DE VISTA DE SEUS OBJETIVOS, A PESQUISA ? CARACTERIZADA COMO EXPLORAT?RIA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS T?CNICOS A PESQUISA SER? TANTO BIBLIOGR?FICA COMO UM ESTUDO DE CASO. E ASSIM, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA NA APRENDIZAGEM DA MATEM?TICA DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA PARCEIRA DO PROJETO, AO APRESENTAR A EDUCA??O FINANCEIRA POR MEIO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA, PROPORCIONANDO A ELES ABSORVER O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS PRAZEROSA, AUMENTANDO O INTERESSE PELA MATEM?TICA E A FORMA??O DE UM CONSUMIDOR CONSCIENTE.