O PRESENTE TRABALHO TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UM ESTÁGIO REALIZADO COM ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ONDE FOI DESENVOLVIDO UM PLANO DE ATIVIDADES COM A TEMÁTICA EMOÇÕES E EXPRESSÕES EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA/MG. A ESCOLHA DA TEMÁTICA DO PLANO DE ATIVIDADES SE DEU, POIS, CONFORME CENAS OBSERVADAS NO COTIDIANO ESCOLAR ACOMPANHADO, A CRIANÇA COM AUTISMO, APRESENTAVA MUITA DIFICULDADE DE SE EXPRESSAR. FOI TOMADA COMO BASE TEÓRICA A TEORIA DA MENTE, QUE É DEFINIDA COMO HABILIDADE DE ATRIBUIR ESTADOS MENTAIS AO OUTRO. QUE PODE SER ENTENDIDA COM UM PROCESSO DE DUAS FASES, A DECODIFICAÇÃO E DEDUÇÃO DOS ESTADOS MENTAIS. FOI EXPLORADO COM O PLANO DE ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE, A PRIMEIRA FASE, ATRAVÉS DAS EXPRESSÕES PRODUZIDAS CARACTERIZANDO AS EMOÇÕES E EXIBIDAS POR TODOS OS ALUNOS. UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES DO TEA É O DÉFICIT DE DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA MENTE, E O QUE O ALUNO AUTISTA DEMONSTROU EM SUAS INTERAÇÕES COM OS COLEGAS. A AVALIAÇÃO FOI DE CARÁTER QUALITATIVO, REALIZADA MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES E CONSIDERANDO O PROGRESSO DA CRIANÇA AUTISTA COM O SUPORTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA O MESMO, QUE SEMPRE ACOMPANHAVAM O CONTEÚDO TRABALHADO COM A TURMA TODA. VISLUMBRADO O ACONTECER DE UM PROCESSO REAL DE INCLUSÃO, E NÃO MERA SEGREGAÇÃO, COM O DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS, PROJETOS E A PRÓPRIA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS COM O ENVOLVIMENTO DE TODOS OS ALUNOS DA TURMA.