A PRESENTE PESQUISA TEM POR FINALIDADE APRESENTAR AS CAPACIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DA AFETIVIDADE NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). NESSE SENTIDO, ACREDITAMOS QUE A AFETIVIDADE FAVORECE A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, FAZENDO COM QUE ALCANCE A CONJUNTURA HISTÓRICA E SOCIAL, COM A CAPACIDADE DE DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO A PARTIR DA AFETIVIDADE PODE COLABORAR COM A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO EM TURMAS DA EJA. COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EJA, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, DO MUNICÍPIO JOAQUIM NABUCO-PE, A PARTIR DA PRÁXIS DA AFETIVIDADE DIRECIONADAS NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REALIZAR QUESTIONÁRIOS PARA OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDER O QUE ELES ENTENDEM, POR EXEMPLO, SOBRE A AFETIVIDADE EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM; CONTRAPOR OS RESULTADOS COM A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DOS DISCURSOS PRESENTES NAS RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS; IDENTIFICAR SE O DOCENTE PRIORIZA A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS COM OS ALUNOS POR MEIO DA AFETIVIDADE. COMO METODOLOGIA APLICAMOS QUESTIONÁRIOS COM 05 (CINCO) PROFESSORES QUE ATUAM EM TURMAS DA EJA, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DO MUNICÍPIO DE JOAQUIM NABUCO -PB, NA MATA SUL. COMO JUSTIFICATIVA APONTAMOS A NECESSIDADE DE SE COMPREENDER COMO OS DOCENTES ENXERGAM A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA A PARTIR DA INTERAÇÃO E DA AFETIVIDADE, EM SALA DE AULA, PARA ATENUAR A EVASÃO DOS ALUNOS.