ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR COMO MECANISMO DE RECONHECIMENTO E RESPEITO À MULTICULTURALIDADE BAIANA JUNTO AO PROCESSO INCLUSÃO ESCOLAR, ATENTANDO PARA DIVERSIDADE CULTURAL QUE CARACTERIZA O POVO DA BAHIA, FRUTO DAS DIFERENTES ETNIAS QUE COMPÕEM O POVO BRASILEIRO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO DCRB – DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA (2019), NO QUAL, CONCEITOS COMO CURRÍCULO, TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE, DIVERSIDADE ADENTRAM O CURRÍCULO ESCOLAR, DE FORMA QUE SE TORNAM ELEMENTOS FORTALECEDORES DO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DO RESPEITO AO MÚLTIPLO, AO DIVERSO, ÀS SINGULARIDADES E IDENTIDADES QUE NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS EM UM PAÍS TÃO DISTINTO. A AUTONOMIA PROPOSTAS ÀS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE PRODUZIREM A PARTE DIVERSIFICADA DO SEU PRÓPRIO CURRÍCULO, PERMITE QUE OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO SEJAM TRANSMITIDOS ATRAVÉS DAS GERAÇÕES, GARANTINDO ASSIM A CONTINUIDADE E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE UM POVO. O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA BAHIA TORNA-SE UM ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, POR CONSTITUIR-SE A PARTIR DE UMA FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL E LEGAL COM BASE NA POLÍTICA EDUCATIVAS VIGENTES, AJUSTANDO AS DIFERENTES REALIDADES ESTADUAIS, ATENTANDO PARA A DIMENSÃO SOCIOCOGNITIVA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS, GARANTINDO ASSIM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. SEM QUERER ESTABELECER REGRAS GERAIS OU MESMO ESGOTAR O TEMA, ESTE ARTIGO TORNA-SE PERTINENTE POR ADENTRAR AO UNIVERSO DO RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO COMO ELEMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR.