O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ABORDAR O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A GARANTIA DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS DURANTE A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. O MOTIVO PARA ESTA DEFESA ESTÁ NO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS DECISÕES POLÍTICAS E SOCIAIS, CONQUISTADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA NO CAMPO DA SOCIOLOGIA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NORTEIAM ESTE TRABALHO. SÃO APONTADOS ELEMENTOS DA PRESENÇA DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO PPP A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE VERSAM ESPECIALMENTE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E, POR FIM, DISCUTE-SE FORMAS DE ESCUTA, REGISTRO E INTERPRETAÇÃO DAS FALAS DAS CRIANÇAS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE BASE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE DE LEVANTAMENTO DE ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO O ESTUDO DE PPPS ENCONTRADOS NA INTERNET. UTILIZA-SE FRIEDMANN (2013), CORSARO (2002) E BROUGÈRE (2016) PARA OS CONCEITOS SOBRE INFÂNCIA E CULTURA LÚDICA, E LIBÂNEO (2010, 2013) E PARO (2016) PARA O CAMPO DA GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA. PERCEBE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA ELABORAÇÃO DOS PPPS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA CARECE DE ATENÇÃO PARA QUE AS EXPERIÊNCIAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEJAM EFICIENTES E CONSIGAM INCLUÍ-LAS NESSES DOCUMENTOS OFICIAIS DAS ESCOLAS. NOTA-SE A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO CONCEITUAL SOBRE ESSAS TRANSFORMAÇÕES ACERCA DA INFÂNCIA E CRIANÇA E É NECESSÁRIO QUE HAJA DISPONIBILIDADE DE ESCUTA POR PARTE DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NESTES ESPAÇOS.