Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE VYGOSTKY E DE PIAGET PARA A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: TEORIAS DA APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO FUNDAMENTAL, Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE CONTEXTO, FOI ADOTADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA AMPARADA EM ESTUDOS DE CALLAI (2005), CASTELAR (2005), CAVALCANTI (2005 E 2008), VYGOTSKY (1991), FONTANA & CRUZ (1997), FERRACIOLI (1999), BOCK (2002), OLIVEIRA (1992), DENTRE OUTROS; PARA FUNDAMENTAR A ANÁLISE DAS TEORIAS PIAGETIANA E VYGOTSKYANA E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A PARTIR DA ANÁLISE EMPREENDIDA PODE-SE CONCLUIR O QUANTO SÃO FUNDAMENTAIS OS APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, NO QUE SE REFERE AS PERSPECTIVAS DE LEV VYGOTSKY E DE JEAN PIAGET, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE A PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES DISCIPLINAS ESCOLARES, EM ESPECIAL NA GEOGRAFIA.

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