Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTÕES DE LITERATURA, LEITURA E LEITOR

Palavra-chaves: LITERATURA, LEITURA, LEITOR, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69418
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1614
    "inscrito_id" => 5375
    "titulo" => "QUESTÕES DE LITERATURA, LEITURA E LEITOR"
    "resumo" => "RESUMO\t: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DEBATER IMPORTANTES ASSUNTOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR NA ATUALIDADE, ISTO É, LITERATURA, LEITURA E LEITOR, E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS). INICIALMENTE, REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, LITERATURA E LEITOR, PARA MELHOR NOS FUNDAMENTARMOS TEORICAMENTE, VISTO SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS APRESENTAR REFLEXÕES CRÍTICAS QUE APONTEM SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, INSTAURADA NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AQUI NO BRASIL. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO, COSSON (2012 E 2017), FREIRE (2011), KLEIMAN (2005 E 2013), KOCH E ELIAS (2010), MARTINS (1994), E SOARES (2017), DENTRE OUTROS. FAREMOS UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS CONCEITOS, TAIS COMO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O TRABALHO COM A LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO ESTUDADO, TIPOS DE LEITURA, A RELAÇÃO ENTRE AUTOR-LEITOR-TEXTO - RECONHECENDO A NECESSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS COM RELAÇÃO À LEITURA. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM LITERATURA E LEITURA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO, A SABER, PROFESSOR, LEITOR, TEXTO E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA UM. ENTENDEMOS QUE UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A REFERIDA CRISE ESTÁ NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A FASE ESCOLAR AQUI EM FOCO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA, LEITOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5375_07092020121131.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA DAS CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA"
    "autor_email" => "anacarlachagas11@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE  CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69418
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1614
    "inscrito_id" => 5375
    "titulo" => "QUESTÕES DE LITERATURA, LEITURA E LEITOR"
    "resumo" => "RESUMO\t: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DEBATER IMPORTANTES ASSUNTOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR NA ATUALIDADE, ISTO É, LITERATURA, LEITURA E LEITOR, E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS). INICIALMENTE, REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, LITERATURA E LEITOR, PARA MELHOR NOS FUNDAMENTARMOS TEORICAMENTE, VISTO SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS APRESENTAR REFLEXÕES CRÍTICAS QUE APONTEM SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, INSTAURADA NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AQUI NO BRASIL. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO, COSSON (2012 E 2017), FREIRE (2011), KLEIMAN (2005 E 2013), KOCH E ELIAS (2010), MARTINS (1994), E SOARES (2017), DENTRE OUTROS. FAREMOS UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS CONCEITOS, TAIS COMO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O TRABALHO COM A LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO ESTUDADO, TIPOS DE LEITURA, A RELAÇÃO ENTRE AUTOR-LEITOR-TEXTO - RECONHECENDO A NECESSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS COM RELAÇÃO À LEITURA. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM LITERATURA E LEITURA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO, A SABER, PROFESSOR, LEITOR, TEXTO E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA UM. ENTENDEMOS QUE UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A REFERIDA CRISE ESTÁ NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A FASE ESCOLAR AQUI EM FOCO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA, LEITOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5375_07092020121131.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA DAS CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA"
    "autor_email" => "anacarlachagas11@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE  CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO : ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DEBATER IMPORTANTES ASSUNTOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR NA ATUALIDADE, ISTO É, LITERATURA, LEITURA E LEITOR, E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS). INICIALMENTE, REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, LITERATURA E LEITOR, PARA MELHOR NOS FUNDAMENTARMOS TEORICAMENTE, VISTO SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS APRESENTAR REFLEXÕES CRÍTICAS QUE APONTEM SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, INSTAURADA NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AQUI NO BRASIL. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO, COSSON (2012 E 2017), FREIRE (2011), KLEIMAN (2005 E 2013), KOCH E ELIAS (2010), MARTINS (1994), E SOARES (2017), DENTRE OUTROS. FAREMOS UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS CONCEITOS, TAIS COMO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O TRABALHO COM A LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO ESTUDADO, TIPOS DE LEITURA, A RELAÇÃO ENTRE AUTOR-LEITOR-TEXTO - RECONHECENDO A NECESSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS COM RELAÇÃO À LEITURA. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM LITERATURA E LEITURA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO, A SABER, PROFESSOR, LEITOR, TEXTO E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA UM. ENTENDEMOS QUE UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A REFERIDA CRISE ESTÁ NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A FASE ESCOLAR AQUI EM FOCO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.