Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: A BNCC E A REFORMULAÇÃO CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ALAGOAS

Palavra-chaves: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CIÊNCIAS DA NATUREZA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
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      PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ENSINO\r\n
      MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS. PARA ISSO, DISCUTIREMOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS ÀS\r\n
      CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO, DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E O ESTABELECIMENTO DA BASE\r\n
      NACIONAL COMUM CURRICULAR. O ESTADO DE ALAGOAS, DESDE 2014, POSSUI UM REFERENCIAL CURRICULAR QUE\r\n
      DIRECIONA A PROGRESSIVIDADE EDUCACIONAL NAS REDES DE ENSINO, PASSANDO POR UMA REELABORAÇÃO COM A\r\n
      CHEGADA DA BASE. O REFERENCIAL AINDA ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO, MAS NO TOCANTE À REDE ESTADUAL,\r\n
      ALGUMAS MEDIDAS, COMO ATELIÊS PEDAGÓGICOS, JÁ ESTÃO SENDO PENSADAS E ARTICULADAS PARA ATINGIR A\r\n
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      PODEMOS INDICAR QUE O ESTADO DE ALAGOAS POSSUI GRANDE INTERESSE EM ADEQUAR SUAS PRÁTICAS DE ENSINO\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO BOJO DAS MUDANÇAS E QUESTIONAMENTOS QUE PERMEIAM O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS. PARA ISSO, DISCUTIREMOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS ÀS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO, DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E O ESTABELECIMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O ESTADO DE ALAGOAS, DESDE 2014, POSSUI UM REFERENCIAL CURRICULAR QUE DIRECIONA A PROGRESSIVIDADE EDUCACIONAL NAS REDES DE ENSINO, PASSANDO POR UMA REELABORAÇÃO COM A CHEGADA DA BASE. O REFERENCIAL AINDA ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO, MAS NO TOCANTE À REDE ESTADUAL, ALGUMAS MEDIDAS, COMO ATELIÊS PEDAGÓGICOS, JÁ ESTÃO SENDO PENSADAS E ARTICULADAS PARA ATINGIR A INTERDISCIPLINARIDADE NECESSÁRIA. OS DESDOBRAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS (DESDP) TAMBÉM SURGEM APRESENTANDO ALGUMAS POSSIBILIDADES COMO SUGESTÃO PARA AMPLIAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS. POR FIM, PODEMOS INDICAR QUE O ESTADO DE ALAGOAS POSSUI GRANDE INTERESSE EM ADEQUAR SUAS PRÁTICAS DE ENSINO COM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS.

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