NO BOJO DAS MUDANÇAS E QUESTIONAMENTOS QUE PERMEIAM O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, O
PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ENSINO
MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS. PARA ISSO, DISCUTIREMOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS ÀS
CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO, DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E O ESTABELECIMENTO DA BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR. O ESTADO DE ALAGOAS, DESDE 2014, POSSUI UM REFERENCIAL CURRICULAR QUE
DIRECIONA A PROGRESSIVIDADE EDUCACIONAL NAS REDES DE ENSINO, PASSANDO POR UMA REELABORAÇÃO COM A
CHEGADA DA BASE. O REFERENCIAL AINDA ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO, MAS NO TOCANTE À REDE ESTADUAL,
ALGUMAS MEDIDAS, COMO ATELIÊS PEDAGÓGICOS, JÁ ESTÃO SENDO PENSADAS E ARTICULADAS PARA ATINGIR A
INTERDISCIPLINARIDADE NECESSÁRIA. OS DESDOBRAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS (DESDP) TAMBÉM SURGEM
APRESENTANDO ALGUMAS POSSIBILIDADES COMO SUGESTÃO PARA AMPLIAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS. POR FIM,
PODEMOS INDICAR QUE O ESTADO DE ALAGOAS POSSUI GRANDE INTERESSE EM ADEQUAR SUAS PRÁTICAS DE ENSINO
COM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS.