ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA SOBRE A ESCRITA DAS ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PRESÍDIO FEMININO NO ESTADO DO MARANHÃO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DO 5º CONCURSO DE REDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRAS COM O TÍTULO: DEFENDER DIREITOS, EVITAR DESASTRES: COMO O ACESSO À JUSTIÇA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE RELATAR DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA A PESQUISA, METODOLOGIA E O RESULTADO OBTIDO QUE CULMINOU EM DIVERSAS PREMIAÇÕES. TODAS ESSAS ALUNAS ESTÃO MATRICULADAS NA ESCOLA DO PRÓPRIO SISTEMA PRISIONAL, E TAMBÉM HOUVERAM TRÊS ALUNAS MENORES INFRATORAS VENCENDO. TAL TRABALHO OBJETIVOU-SE A MOSTRAR AS FUNÇÕES DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PARA AS ALUNAS E INCENTIVAREM ESTAS A ESCREVEREM UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA DO CONCURSO. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO PROCEDEU COM UMA PALESTRA INFORMATIVA SOBRE AS DIVERSAS FUNÇÕES DA DEFENSORIA, BEM COMO O TEMA DO CONCURSO E ESCLARECIMENTOS DESTAS AOS ALUNOS, E POSTERIORMENTE COM UMA OFICINA SOBRE O TIPO DE REDAÇÃO (DISSERTAÇÃO) QUE AS ALUNAS DEVERIAM ESCREVER E DEPOIS DESSA ETAPA PASSOU-SE A FAZER AS ANÁLISES DAS REDAÇÕES DAS ALUNAS, ESCOLHENDO AS MELHORES E ENCAMINHANDO-AS PARA A BANCA EXAMINADORA EM BRASÍLIA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO, PERCEBEU-SE QUE AS ALUNAS QUE POSSUÍAM MAIS INTIMIDADE E PRÁTICA COM A ESCRITA DO DIA A DIA OBTIVERAM MELHOR ÊXITO NAS SUAS REDAÇÕES.