PARA PAULO FREIRE UMA POSTURA DIALÓGICA DO EDUCADOR-EDUCANDO É PARTE FUNDAMENTAL PARA UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE. A EDUCAÇÃO DIALÓGICA-PROBLEMATIZADORA BUSCA PROMOVER A LIBERTAÇÃO DO INDIVÍDUO POR MEIO DO RECONHECIMENTO DO SEU LUGAR NO MUNDO PARA SÓ ASSIM PODER TRANSFORMÁ-LO. A PARTIR DISSO, O ARTIGO BUSCA, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANALISAR AS OS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DESDE O I ENPEC ATÉ O XII, QUE CONTINHAM OS DESCRITORES “FREIRE”, “FREIREANO” OU “FREIRIANO” EM SUAS PALAVRAS-CHAVE OU TÍTULOS, COM O OBJETIVO DE ANALISAR SE HAVIA OU NÃO UMA POSTURA DIALÓGICA NAS PESQUISAS REALIZADAS EM TORNO DA TEORIA FREIRIANA. OS ARTIGOS RETORNADOS DA BUSCA FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PESQUISA RETORNOU COM 47 ARTIGOS E APENAS 9 CONTEMPLAVAM UMA POSTURA DIALÓGICA DOS PESQUISADORES.