Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPENSAR A AULA DE LITERATURA: A NECESSIDADE DE PRIORIZAR A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LEITURA E ENSINO, LITERATURA EM SALA DE AULA, LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, METODOLOGIA DE ENSINO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69498
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2096
    "inscrito_id" => 7483
    "titulo" => "REPENSAR A AULA DE LITERATURA: A NECESSIDADE DE PRIORIZAR A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "AULAS, EXERC?CIOS, AVALIA??ES INTERNAS E EXTERNAS, TRABALHOS DIVERSOS, TUDO ISSO PARA GERAR UMA NOTA. NOTA? ESSE ? O OBJETIVO DO ENSINO? E O ENSINO DE LITERATURA, TAMB?M ? PARA GERAR APENAS UMA NOTA OU ? PARA HABILITAR O ALUNO PARA SER UM LEITOR ?GIL TANTO DE LIVROS CONTEMPOR?NEOS COMO DOS GRANDES CL?SSICOS, POR CONSEGUINTE UM LEITOR DO MUNDO QUE O CERCA? ? A PARTIR DESTAS QUEST?ES QUE ESTE TRABALHO NASCE. H? D?CADAS, O ENSINO DE LITERATURA TEM SE LIMITADO AO ENSINO DA HIST?RIA DA LITERATURA: CONTEXTO HIST?RICO, CARACTER?STICAS DE CADA PER?ODO LITER?RIO, SEUS AUTORES E OBRAS. OS ALUNOS VEEM MUITAS INFORMA??ES SOBRE LITERATURA, MAS ELES N?O CHEGAM A DE FATO, TER UM CONTATO MAIS ABRANGENTE COM O TEXTO LITER?RIO. ? FATO QUE S? APRESENTAR ESSAS INFORMA??ES ALIADAS A ALGUM FRAGMENTO DE TEXTO N?O CONTRIBUI PARA A FORMA??O DO LEITOR, PORQUE N?O PRODUZ O CONHECIMENTO QUE S? PODER? SER ADQUIRIDO COM O CONTATO COM A OBRA LITER?RIA NA ?NTEGRA. A ATIVIDADE LEITORA EST? CADA VEZ MAIS DISTANTE DA SALA DE AULA, COMO TAMB?M DA INSTITUI??O ESCOLAR HAJA VISTA QUE A FREQU?NCIA ?S BIBLIOTECAS ESCOLARES, QUANDO EXISTEM NAS ESCOLAS, ? M?NIMA, MUITAS VEZES DESTINADA A ALGUMA PESQUISA BREVE. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SE PROP?E A DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE REPLANEJAR A AULA DE LITERATURA, MODIFICANDO A PRIORIDADE DO ENSINO DE HIST?RIA DA LITERATURA PARA O ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA LEITURA E AN?LISE DA OBRA LITER?RIA NO AMBIENTE DA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ENSINO, LITERATURA EM SALA DE AULA, LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA8_ID7483_27092020204550.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCLÉCIA DAS DÔRES DE LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCLÉCIA SANTOS"
    "autor_email" => "lucleciasantos05@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69498
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2096
    "inscrito_id" => 7483
    "titulo" => "REPENSAR A AULA DE LITERATURA: A NECESSIDADE DE PRIORIZAR A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "AULAS, EXERC?CIOS, AVALIA??ES INTERNAS E EXTERNAS, TRABALHOS DIVERSOS, TUDO ISSO PARA GERAR UMA NOTA. NOTA? ESSE ? O OBJETIVO DO ENSINO? E O ENSINO DE LITERATURA, TAMB?M ? PARA GERAR APENAS UMA NOTA OU ? PARA HABILITAR O ALUNO PARA SER UM LEITOR ?GIL TANTO DE LIVROS CONTEMPOR?NEOS COMO DOS GRANDES CL?SSICOS, POR CONSEGUINTE UM LEITOR DO MUNDO QUE O CERCA? ? A PARTIR DESTAS QUEST?ES QUE ESTE TRABALHO NASCE. H? D?CADAS, O ENSINO DE LITERATURA TEM SE LIMITADO AO ENSINO DA HIST?RIA DA LITERATURA: CONTEXTO HIST?RICO, CARACTER?STICAS DE CADA PER?ODO LITER?RIO, SEUS AUTORES E OBRAS. OS ALUNOS VEEM MUITAS INFORMA??ES SOBRE LITERATURA, MAS ELES N?O CHEGAM A DE FATO, TER UM CONTATO MAIS ABRANGENTE COM O TEXTO LITER?RIO. ? FATO QUE S? APRESENTAR ESSAS INFORMA??ES ALIADAS A ALGUM FRAGMENTO DE TEXTO N?O CONTRIBUI PARA A FORMA??O DO LEITOR, PORQUE N?O PRODUZ O CONHECIMENTO QUE S? PODER? SER ADQUIRIDO COM O CONTATO COM A OBRA LITER?RIA NA ?NTEGRA. A ATIVIDADE LEITORA EST? CADA VEZ MAIS DISTANTE DA SALA DE AULA, COMO TAMB?M DA INSTITUI??O ESCOLAR HAJA VISTA QUE A FREQU?NCIA ?S BIBLIOTECAS ESCOLARES, QUANDO EXISTEM NAS ESCOLAS, ? M?NIMA, MUITAS VEZES DESTINADA A ALGUMA PESQUISA BREVE. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SE PROP?E A DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE REPLANEJAR A AULA DE LITERATURA, MODIFICANDO A PRIORIDADE DO ENSINO DE HIST?RIA DA LITERATURA PARA O ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA LEITURA E AN?LISE DA OBRA LITER?RIA NO AMBIENTE DA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ENSINO, LITERATURA EM SALA DE AULA, LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA8_ID7483_27092020204550.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCLÉCIA DAS DÔRES DE LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCLÉCIA SANTOS"
    "autor_email" => "lucleciasantos05@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AULAS, EXERC?CIOS, AVALIA??ES INTERNAS E EXTERNAS, TRABALHOS DIVERSOS, TUDO ISSO PARA GERAR UMA NOTA. NOTA? ESSE ? O OBJETIVO DO ENSINO? E O ENSINO DE LITERATURA, TAMB?M ? PARA GERAR APENAS UMA NOTA OU ? PARA HABILITAR O ALUNO PARA SER UM LEITOR ?GIL TANTO DE LIVROS CONTEMPOR?NEOS COMO DOS GRANDES CL?SSICOS, POR CONSEGUINTE UM LEITOR DO MUNDO QUE O CERCA? ? A PARTIR DESTAS QUEST?ES QUE ESTE TRABALHO NASCE. H? D?CADAS, O ENSINO DE LITERATURA TEM SE LIMITADO AO ENSINO DA HIST?RIA DA LITERATURA: CONTEXTO HIST?RICO, CARACTER?STICAS DE CADA PER?ODO LITER?RIO, SEUS AUTORES E OBRAS. OS ALUNOS VEEM MUITAS INFORMA??ES SOBRE LITERATURA, MAS ELES N?O CHEGAM A DE FATO, TER UM CONTATO MAIS ABRANGENTE COM O TEXTO LITER?RIO. ? FATO QUE S? APRESENTAR ESSAS INFORMA??ES ALIADAS A ALGUM FRAGMENTO DE TEXTO N?O CONTRIBUI PARA A FORMA??O DO LEITOR, PORQUE N?O PRODUZ O CONHECIMENTO QUE S? PODER? SER ADQUIRIDO COM O CONTATO COM A OBRA LITER?RIA NA ?NTEGRA. A ATIVIDADE LEITORA EST? CADA VEZ MAIS DISTANTE DA SALA DE AULA, COMO TAMB?M DA INSTITUI??O ESCOLAR HAJA VISTA QUE A FREQU?NCIA ?S BIBLIOTECAS ESCOLARES, QUANDO EXISTEM NAS ESCOLAS, ? M?NIMA, MUITAS VEZES DESTINADA A ALGUMA PESQUISA BREVE. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SE PROP?E A DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE REPLANEJAR A AULA DE LITERATURA, MODIFICANDO A PRIORIDADE DO ENSINO DE HIST?RIA DA LITERATURA PARA O ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA LEITURA E AN?LISE DA OBRA LITER?RIA NO AMBIENTE DA SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.