AULAS, EXERC?CIOS, AVALIA??ES INTERNAS E EXTERNAS, TRABALHOS DIVERSOS, TUDO ISSO PARA GERAR UMA NOTA. NOTA? ESSE ? O OBJETIVO DO ENSINO? E O ENSINO DE LITERATURA, TAMB?M ? PARA GERAR APENAS UMA NOTA OU ? PARA HABILITAR O ALUNO PARA SER UM LEITOR ?GIL TANTO DE LIVROS CONTEMPOR?NEOS COMO DOS GRANDES CL?SSICOS, POR CONSEGUINTE UM LEITOR DO MUNDO QUE O CERCA? ? A PARTIR DESTAS QUEST?ES QUE ESTE TRABALHO NASCE. H? D?CADAS, O ENSINO DE LITERATURA TEM SE LIMITADO AO ENSINO DA HIST?RIA DA LITERATURA: CONTEXTO HIST?RICO, CARACTER?STICAS DE CADA PER?ODO LITER?RIO, SEUS AUTORES E OBRAS. OS ALUNOS VEEM MUITAS INFORMA??ES SOBRE LITERATURA, MAS ELES N?O CHEGAM A DE FATO, TER UM CONTATO MAIS ABRANGENTE COM O TEXTO LITER?RIO. ? FATO QUE S? APRESENTAR ESSAS INFORMA??ES ALIADAS A ALGUM FRAGMENTO DE TEXTO N?O CONTRIBUI PARA A FORMA??O DO LEITOR, PORQUE N?O PRODUZ O CONHECIMENTO QUE S? PODER? SER ADQUIRIDO COM O CONTATO COM A OBRA LITER?RIA NA ?NTEGRA. A ATIVIDADE LEITORA EST? CADA VEZ MAIS DISTANTE DA SALA DE AULA, COMO TAMB?M DA INSTITUI??O ESCOLAR HAJA VISTA QUE A FREQU?NCIA ?S BIBLIOTECAS ESCOLARES, QUANDO EXISTEM NAS ESCOLAS, ? M?NIMA, MUITAS VEZES DESTINADA A ALGUMA PESQUISA BREVE. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SE PROP?E A DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE REPLANEJAR A AULA DE LITERATURA, MODIFICANDO A PRIORIDADE DO ENSINO DE HIST?RIA DA LITERATURA PARA O ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA LEITURA E AN?LISE DA OBRA LITER?RIA NO AMBIENTE DA SALA DE AULA.