A LITERATURA INFANTIL COMO PROPULSORA DA PRÁTICA HUMANÍSTICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6807 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 335 "inscrito_id" => 3816 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO PROPULSORA DA PRÁTICA HUMANÍSTICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO PROPULSORA DA PRÁTICA HUMANÍSTICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO Viviane Sulpino da Silva Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG)O presente trabalho busca evidenciar a relevância da função estética na literatura infantil para a formação humanística e a promoção do letramento literário. Objetiva-se, desse modo, contribuir para a formação docente e prática pedagógica valorizando a função estética literária para reelaboração de conceitos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo campo de estudo foi uma escola pública do município de Campina Grande – Paraíba. Os colaboradores foram os alunos da turma do primeiro ano, os professores alfabetizadores da instituição e a equipe técnica pedagógica. Os registros em diário de campo, fichamentos de livros, entrevistas e as produções das crianças constituem instrumentos de coleta de dados. A perspectiva de análise de dados é descritivo-qualitativa baseada na teoria da Estética da Recepção. Nas intervenções com o texto literário utilizamos o método recepcional. Os principais teóricos que embasam esse estudo são: Compagnon (2010, 2012), Zilberman (1985; 1988), Jauss (1994), Cosson (2006), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2009). A comunicação de opiniões e ideias a respeito da temática propicia a interação dialógica, mediada por discussões coletivas que fomentam a escrita do texto de opinião. Os resultados da análise dos dados evidenciaram que a interação e mediação entre a obra literária e o leitor podem conduzir as crianças à prospecção, ou seja, à reformulação das expectativas pela apresentação de novas perspectivas motivadas pela ruptura e ampliação do horizonte de expectativas, resultado do trabalho dialógico com a literatura infantil.Palavras chave: Literatura infantil; Estética da Recepção; formação humanística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO HUMANÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_08_2014_20_06_55_idinscrito_3816_74772c4ff37c447fb808cf479a575bef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO" "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6807 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 335 "inscrito_id" => 3816 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO PROPULSORA DA PRÁTICA HUMANÍSTICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO PROPULSORA DA PRÁTICA HUMANÍSTICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO Viviane Sulpino da Silva Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG)O presente trabalho busca evidenciar a relevância da função estética na literatura infantil para a formação humanística e a promoção do letramento literário. Objetiva-se, desse modo, contribuir para a formação docente e prática pedagógica valorizando a função estética literária para reelaboração de conceitos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo campo de estudo foi uma escola pública do município de Campina Grande – Paraíba. Os colaboradores foram os alunos da turma do primeiro ano, os professores alfabetizadores da instituição e a equipe técnica pedagógica. Os registros em diário de campo, fichamentos de livros, entrevistas e as produções das crianças constituem instrumentos de coleta de dados. A perspectiva de análise de dados é descritivo-qualitativa baseada na teoria da Estética da Recepção. Nas intervenções com o texto literário utilizamos o método recepcional. Os principais teóricos que embasam esse estudo são: Compagnon (2010, 2012), Zilberman (1985; 1988), Jauss (1994), Cosson (2006), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2009). A comunicação de opiniões e ideias a respeito da temática propicia a interação dialógica, mediada por discussões coletivas que fomentam a escrita do texto de opinião. Os resultados da análise dos dados evidenciaram que a interação e mediação entre a obra literária e o leitor podem conduzir as crianças à prospecção, ou seja, à reformulação das expectativas pela apresentação de novas perspectivas motivadas pela ruptura e ampliação do horizonte de expectativas, resultado do trabalho dialógico com a literatura infantil.Palavras chave: Literatura infantil; Estética da Recepção; formação humanística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO HUMANÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_08_2014_20_06_55_idinscrito_3816_74772c4ff37c447fb808cf479a575bef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO" "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }