Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ATIVIDADE CIENTÍFICA, CONSTRUTIVISMO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O ensino por investigação baseia-se na construção do conhecimento, com o intuito de tornar o aluno mais critico e formador do seu próprio saber. O professor não é apenas um transmissor do conhecimento, mas um direcionador de ideias acrescentando na educação o saber que assegura a atividade cientifica investigativa. Através dessa proposta em que o individuo (aluno) se sente instigado a buscar novas capacidades, as quais vão se ligando a outras existentes, consolidando assim o conhecimento que já trás consigo pelas suas próprias experiências.O estudo em tela tem por objetivo aprimorar o ensino investigativo em sala de aula explicitando os pontos positivos e que o ensino através da construção possibilite um melhor desempenho do aluno. Foram feitas analises bibliográficas a cerca do assunto abordado baseando-se numa pesquisa qualitativa de cunho investigativo. Contudo, as atividades de caráter investigativo devem ser observadas, praticadas e direcionadas ao contexto escolar. Um trabalho realizado por um bom profissional traz consigo a teoria ligada a prática, afirmando que a ciência não se prende ao que é exato ou preciso, mas ao duvidoso, ao intrigante, ao que te deixa em dúvida e o faça mais uma vez ir em busca da solução. Essa abordagem abre caminhos para futuras indagações, estabelecendo assim um ciclo investigativo de busca e construção do conhecimento. Na sua conduta o professor além de educador assume também um papel de pesquisador, não no sentido de realizar pesquisas acadêmicas, mas de se tornar beneficiários diretos da pesquisa educacional, pois é de responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, debate e investigando o entendimento da ciência como uma construção histórica, superando assim as limitações do ensino passivo e fundamentado na memorização e visões simplistas sobre o ensino de ciências.

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