PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7832 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 865 "inscrito_id" => 4576 "titulo" => "PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O ensino por investigação baseia-se na construção do conhecimento, com o intuito de tornar o aluno mais critico e formador do seu próprio saber. O professor não é apenas um transmissor do conhecimento, mas um direcionador de ideias acrescentando na educação o saber que assegura a atividade cientifica investigativa. Através dessa proposta em que o individuo (aluno) se sente instigado a buscar novas capacidades, as quais vão se ligando a outras existentes, consolidando assim o conhecimento que já trás consigo pelas suas próprias experiências.O estudo em tela tem por objetivo aprimorar o ensino investigativo em sala de aula explicitando os pontos positivos e que o ensino através da construção possibilite um melhor desempenho do aluno. Foram feitas analises bibliográficas a cerca do assunto abordado baseando-se numa pesquisa qualitativa de cunho investigativo. Contudo, as atividades de caráter investigativo devem ser observadas, praticadas e direcionadas ao contexto escolar. Um trabalho realizado por um bom profissional traz consigo a teoria ligada a prática, afirmando que a ciência não se prende ao que é exato ou preciso, mas ao duvidoso, ao intrigante, ao que te deixa em dúvida e o faça mais uma vez ir em busca da solução. Essa abordagem abre caminhos para futuras indagações, estabelecendo assim um ciclo investigativo de busca e construção do conhecimento. Na sua conduta o professor além de educador assume também um papel de pesquisador, não no sentido de realizar pesquisas acadêmicas, mas de se tornar beneficiários diretos da pesquisa educacional, pois é de responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, debate e investigando o entendimento da ciência como uma construção histórica, superando assim as limitações do ensino passivo e fundamentado na memorização e visões simplistas sobre o ensino de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ATIVIDADE CIENTÍFICA, CONSTRUTIVISMO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_43_01_idinscrito_4576_882224c36fc2f1484bfb1854908c7b50.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS" "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS" "autor_email" => "martins.regia@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7832 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 865 "inscrito_id" => 4576 "titulo" => "PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O ensino por investigação baseia-se na construção do conhecimento, com o intuito de tornar o aluno mais critico e formador do seu próprio saber. O professor não é apenas um transmissor do conhecimento, mas um direcionador de ideias acrescentando na educação o saber que assegura a atividade cientifica investigativa. Através dessa proposta em que o individuo (aluno) se sente instigado a buscar novas capacidades, as quais vão se ligando a outras existentes, consolidando assim o conhecimento que já trás consigo pelas suas próprias experiências.O estudo em tela tem por objetivo aprimorar o ensino investigativo em sala de aula explicitando os pontos positivos e que o ensino através da construção possibilite um melhor desempenho do aluno. Foram feitas analises bibliográficas a cerca do assunto abordado baseando-se numa pesquisa qualitativa de cunho investigativo. Contudo, as atividades de caráter investigativo devem ser observadas, praticadas e direcionadas ao contexto escolar. Um trabalho realizado por um bom profissional traz consigo a teoria ligada a prática, afirmando que a ciência não se prende ao que é exato ou preciso, mas ao duvidoso, ao intrigante, ao que te deixa em dúvida e o faça mais uma vez ir em busca da solução. Essa abordagem abre caminhos para futuras indagações, estabelecendo assim um ciclo investigativo de busca e construção do conhecimento. Na sua conduta o professor além de educador assume também um papel de pesquisador, não no sentido de realizar pesquisas acadêmicas, mas de se tornar beneficiários diretos da pesquisa educacional, pois é de responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, debate e investigando o entendimento da ciência como uma construção histórica, superando assim as limitações do ensino passivo e fundamentado na memorização e visões simplistas sobre o ensino de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ATIVIDADE CIENTÍFICA, CONSTRUTIVISMO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_43_01_idinscrito_4576_882224c36fc2f1484bfb1854908c7b50.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS" "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS" "autor_email" => "martins.regia@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }