Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DOS SABERES PEDAGÓGICOS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, SABERES PEDAGÓGICOS, CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Dada a importância de que se reveste o papel desempenhado pelo professor, discussões sobre a realidade educativa com foco no processo de formação precisam ser realizadas periodicamente no exercício da docência. Com foco na problemática como os saberes pedagógicos podem contribuir para a prática docente no curso de Ciências Contábeis, essa investigação teve como objetivo descrever as implicações dos saberes pedagógicos na prática dos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva. Segundo Taylor, Bogdan (1987) os trabalhos com metodologia qualitativa têm a finalidade de reconhecer uma serie de dados descritivos, que tanto provém das próprias palavras (faladas ou escritas) das pessoas ou de suas atividades observadas. A mesma teve como método de análise dos dados a pesquisa qualitativa. Como instrumento de investigação foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas para análise qualitativa dos dados. Os participantes da pesquisa contabilizam 12 professores. As reflexões propostas resultam na formação dos professores especificamente. Os achados dessa investigação denotam que os docentes não têm formação stricto sensu em educação, mas participaram de cursos de extensão na sua formação pedagógica, bem como participam de projetos de pesquisa relacionados ao ensino e as práticas de extensão que contribuem para sua formação pedagógica como professor de contabilidade; cinco professores participaram de eventos pedagógicos como curso da UFPB Virtual e Seminário de Educação na própria instituição. Por fim como fator de grande relevância para formação docente, a questão da avaliação, foi evidenciada por ser um processo e/ou instrumento para conhecer a qualificação dos docentes existentes na instituição. Conclui-se que é necessário criar espaços de estudo/compartilhamento e reflexão de experiências vividas por esses docentes, para consolidar uma nova concepção de formação e melhorar os processos de qualificação e os processos formativos dos professores do curso de Ciências Contábeis.

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