USO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8030 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1097 "inscrito_id" => 5238 "titulo" => "USO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "USO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVAElaine Cristina de Andrade-FABEJA/Pibidelainecristinadeandrade1@gmail.comMarcelo Wmaya de Oliveira Melo-FABEJA/Pibidwmayaoliveira@gmail.comMerilany Claudino de Melo-FABEJA/Pibidmerelanecmelo@hotmail.comFabíola Mirelly da Silva Souza- Escola Mul. Comunitária João Paulo I/Pibidfabiolamirelly@hotmail.comEste trabalho aponta para o uso de materiais pedagógicos específicos que contribuam para uma melhor aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Considera-se crucial e comprometedor a falta de Salas de Recursos Multifuncionais e mesmo de uma estrutura mais adequada em muitas escolas, também de informações tanto para a comunidade escolar quanto para os responsáveis pelas crianças, bem como a ausência de pessoal capacitado para o Atendimento Educacional Especializado e apoio de outros profissionais da educação e saúde. Práticas inclusivas são necessárias como primeiros passos para modificar uma cultura excludente e garantir acesso a uma educação de qualidade e até mesmo ao mercado de trabalho onde há fortíssima concorrência. Glat e Fernandes (2005) defende que neste momento surge um novo campo de atuação para a Educação Especial, saindo do ensino paralelo e modalidades especializadas para dar suporte à escola regular, organizada de forma que apoie e suplemente os serviços educacionais comuns, valorizando a diversidade em detrimento da homogeneidade. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais por meio de materiais didáticos pedagógicos.A metodologia desenvolvida foi à utilização de certos materiais didáticos, tais como dominós, jogos da memória, alfabeto e numerais móveis, que estimulam a sensibilidade, desenvolvem habilidades motoras, diminuem a agressividade, exercitam a imaginação e a criatividade aprimorando a inteligência emocional, aumentando a integração da criança promovendo assim um desenvolvimento sadio e uma adaptação social.Quanto aos resultados, verificou-se que as crianças estão em um nível diverso dos colegas de turma, os outros estão bem mais avançados, mas percebemos que mesmo o desenvolvimento das crianças com NEE sendo lento, não é algo impossível, pelo contrário não só são muito inteligentes com gostam das atividades, porém há uma carência de recursos e estimulações adequadas para avançarem intelectualmente, socialmente e fisicamente.Concluímos que as dificuldades, as deficiências e limitações precisam ser reconhecidas, porém não devem restringir o sucesso do ensino-aprendizagem. De maneira geral, o importante é tomar iniciativas assumindo de maneira concreta alguma responsabilidade, diante dos desafios que se apresentam para a educação especial. FONSECA (1995) acredita que é preciso preparar os professores, com urgência, para se obter sucesso na inclusão através de um processo de inserção progressiva. Sendo assim, o professor não deve se prender a metodologias prontas, mas procurar sempre inovar, pois o sucesso da aprendizagem estar em explorar as possibilidades.ReferênciasFONSECA, V. Educação Especial. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão-Revista da Educação Especial, Brasília, n.1, p. 35-39, out. 2005" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO, ATENDIMENTO EDUCIONAL ESPECIALIZADO, CAPACITAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_11_53_idinscrito_5238_8ab1c468b42ad3c509556dc80a369cb5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elainecristinadeandrade1@" "autor_ies" => "AEB FABEJA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8030 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1097 "inscrito_id" => 5238 "titulo" => "USO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "USO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVAElaine Cristina de Andrade-FABEJA/Pibidelainecristinadeandrade1@gmail.comMarcelo Wmaya de Oliveira Melo-FABEJA/Pibidwmayaoliveira@gmail.comMerilany Claudino de Melo-FABEJA/Pibidmerelanecmelo@hotmail.comFabíola Mirelly da Silva Souza- Escola Mul. Comunitária João Paulo I/Pibidfabiolamirelly@hotmail.comEste trabalho aponta para o uso de materiais pedagógicos específicos que contribuam para uma melhor aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Considera-se crucial e comprometedor a falta de Salas de Recursos Multifuncionais e mesmo de uma estrutura mais adequada em muitas escolas, também de informações tanto para a comunidade escolar quanto para os responsáveis pelas crianças, bem como a ausência de pessoal capacitado para o Atendimento Educacional Especializado e apoio de outros profissionais da educação e saúde. Práticas inclusivas são necessárias como primeiros passos para modificar uma cultura excludente e garantir acesso a uma educação de qualidade e até mesmo ao mercado de trabalho onde há fortíssima concorrência. Glat e Fernandes (2005) defende que neste momento surge um novo campo de atuação para a Educação Especial, saindo do ensino paralelo e modalidades especializadas para dar suporte à escola regular, organizada de forma que apoie e suplemente os serviços educacionais comuns, valorizando a diversidade em detrimento da homogeneidade. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais por meio de materiais didáticos pedagógicos.A metodologia desenvolvida foi à utilização de certos materiais didáticos, tais como dominós, jogos da memória, alfabeto e numerais móveis, que estimulam a sensibilidade, desenvolvem habilidades motoras, diminuem a agressividade, exercitam a imaginação e a criatividade aprimorando a inteligência emocional, aumentando a integração da criança promovendo assim um desenvolvimento sadio e uma adaptação social.Quanto aos resultados, verificou-se que as crianças estão em um nível diverso dos colegas de turma, os outros estão bem mais avançados, mas percebemos que mesmo o desenvolvimento das crianças com NEE sendo lento, não é algo impossível, pelo contrário não só são muito inteligentes com gostam das atividades, porém há uma carência de recursos e estimulações adequadas para avançarem intelectualmente, socialmente e fisicamente.Concluímos que as dificuldades, as deficiências e limitações precisam ser reconhecidas, porém não devem restringir o sucesso do ensino-aprendizagem. De maneira geral, o importante é tomar iniciativas assumindo de maneira concreta alguma responsabilidade, diante dos desafios que se apresentam para a educação especial. FONSECA (1995) acredita que é preciso preparar os professores, com urgência, para se obter sucesso na inclusão através de um processo de inserção progressiva. Sendo assim, o professor não deve se prender a metodologias prontas, mas procurar sempre inovar, pois o sucesso da aprendizagem estar em explorar as possibilidades.ReferênciasFONSECA, V. Educação Especial. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão-Revista da Educação Especial, Brasília, n.1, p. 35-39, out. 2005" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO, ATENDIMENTO EDUCIONAL ESPECIALIZADO, CAPACITAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_11_53_idinscrito_5238_8ab1c468b42ad3c509556dc80a369cb5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elainecristinadeandrade1@" "autor_ies" => "AEB FABEJA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }