Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGO Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6673
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 896
    "inscrito_id" => 4829
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho intitulado A Contribuição do Psicopedagogo nas práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I objetivou analisar as práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I e as possíveis reflexões e mediações entendendo que a avaliação é utilizada no processo de ascensão do aluno para a série seguinte e é percebida como determinante para detectar o sucesso ou fracasso do educando tendo como um dos seus propósitos melhorar e\ou aperfeiçoar o que vem sendo oferecido como ensino escolar tendo como mediador dessa discussão o psicopedagogo. Na busca do favorecimento dessa compreensão procurou-se embasamento nos posicionamentos de alguns aportes teóricos tais como: Hoffmann (2002), Haydt (2002), Luckesi (1996) e outros. Foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com dados quantitativos objetivando evidenciar a temática estudada. Fizemos uso da coleta de dados através da aplicação do instrumento questionário onde foi aplicado um com os alunos e um com os professores contendo questões respaldadas e analisadas a luz dos subsídios teóricos com a finalidade de identificar os diversos olhares dos sujeitos envolvidos. Ao término da pesquisa percebemos que a presença do psicopedagogo torna-se peça fundamental no espaço escolar para que possa auxiliar na discussão da reorganização metodológica do planejamento e das práticas pedagógicas dos professores para que o processo avaliativo favoreça potencialmente a aprendizagem significativa dos alunos dos alunos.PALAVRAS CHAVE: Avaliação; Aprendizagem; Psicopedagogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_45_25_idinscrito_4829_af3d2fd13720d3bfcb37dfe94513a8de.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDELÚCIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KALULA"
    "autor_email" => "claudelucia2011@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA IESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6673
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 896
    "inscrito_id" => 4829
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho intitulado A Contribuição do Psicopedagogo nas práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I objetivou analisar as práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I e as possíveis reflexões e mediações entendendo que a avaliação é utilizada no processo de ascensão do aluno para a série seguinte e é percebida como determinante para detectar o sucesso ou fracasso do educando tendo como um dos seus propósitos melhorar e\ou aperfeiçoar o que vem sendo oferecido como ensino escolar tendo como mediador dessa discussão o psicopedagogo. Na busca do favorecimento dessa compreensão procurou-se embasamento nos posicionamentos de alguns aportes teóricos tais como: Hoffmann (2002), Haydt (2002), Luckesi (1996) e outros. Foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com dados quantitativos objetivando evidenciar a temática estudada. Fizemos uso da coleta de dados através da aplicação do instrumento questionário onde foi aplicado um com os alunos e um com os professores contendo questões respaldadas e analisadas a luz dos subsídios teóricos com a finalidade de identificar os diversos olhares dos sujeitos envolvidos. Ao término da pesquisa percebemos que a presença do psicopedagogo torna-se peça fundamental no espaço escolar para que possa auxiliar na discussão da reorganização metodológica do planejamento e das práticas pedagógicas dos professores para que o processo avaliativo favoreça potencialmente a aprendizagem significativa dos alunos dos alunos.PALAVRAS CHAVE: Avaliação; Aprendizagem; Psicopedagogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_45_25_idinscrito_4829_af3d2fd13720d3bfcb37dfe94513a8de.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDELÚCIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KALULA"
    "autor_email" => "claudelucia2011@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA IESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMOO presente trabalho intitulado A Contribuição do Psicopedagogo nas práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I objetivou analisar as práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I e as possíveis reflexões e mediações entendendo que a avaliação é utilizada no processo de ascensão do aluno para a série seguinte e é percebida como determinante para detectar o sucesso ou fracasso do educando tendo como um dos seus propósitos melhorar e\ou aperfeiçoar o que vem sendo oferecido como ensino escolar tendo como mediador dessa discussão o psicopedagogo. Na busca do favorecimento dessa compreensão procurou-se embasamento nos posicionamentos de alguns aportes teóricos tais como: Hoffmann (2002), Haydt (2002), Luckesi (1996) e outros. Foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com dados quantitativos objetivando evidenciar a temática estudada. Fizemos uso da coleta de dados através da aplicação do instrumento questionário onde foi aplicado um com os alunos e um com os professores contendo questões respaldadas e analisadas a luz dos subsídios teóricos com a finalidade de identificar os diversos olhares dos sujeitos envolvidos. Ao término da pesquisa percebemos que a presença do psicopedagogo torna-se peça fundamental no espaço escolar para que possa auxiliar na discussão da reorganização metodológica do planejamento e das práticas pedagógicas dos professores para que o processo avaliativo favoreça potencialmente a aprendizagem significativa dos alunos dos alunos.PALAVRAS CHAVE: Avaliação; Aprendizagem; Psicopedagogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.