A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6673 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 896 "inscrito_id" => 4829 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho intitulado A Contribuição do Psicopedagogo nas práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I objetivou analisar as práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I e as possíveis reflexões e mediações entendendo que a avaliação é utilizada no processo de ascensão do aluno para a série seguinte e é percebida como determinante para detectar o sucesso ou fracasso do educando tendo como um dos seus propósitos melhorar e\ou aperfeiçoar o que vem sendo oferecido como ensino escolar tendo como mediador dessa discussão o psicopedagogo. Na busca do favorecimento dessa compreensão procurou-se embasamento nos posicionamentos de alguns aportes teóricos tais como: Hoffmann (2002), Haydt (2002), Luckesi (1996) e outros. Foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com dados quantitativos objetivando evidenciar a temática estudada. Fizemos uso da coleta de dados através da aplicação do instrumento questionário onde foi aplicado um com os alunos e um com os professores contendo questões respaldadas e analisadas a luz dos subsídios teóricos com a finalidade de identificar os diversos olhares dos sujeitos envolvidos. Ao término da pesquisa percebemos que a presença do psicopedagogo torna-se peça fundamental no espaço escolar para que possa auxiliar na discussão da reorganização metodológica do planejamento e das práticas pedagógicas dos professores para que o processo avaliativo favoreça potencialmente a aprendizagem significativa dos alunos dos alunos.PALAVRAS CHAVE: Avaliação; Aprendizagem; Psicopedagogo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_45_25_idinscrito_4829_af3d2fd13720d3bfcb37dfe94513a8de.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDELÚCIA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KALULA" "autor_email" => "claudelucia2011@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA IESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6673 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 896 "inscrito_id" => 4829 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho intitulado A Contribuição do Psicopedagogo nas práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I objetivou analisar as práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I e as possíveis reflexões e mediações entendendo que a avaliação é utilizada no processo de ascensão do aluno para a série seguinte e é percebida como determinante para detectar o sucesso ou fracasso do educando tendo como um dos seus propósitos melhorar e\ou aperfeiçoar o que vem sendo oferecido como ensino escolar tendo como mediador dessa discussão o psicopedagogo. Na busca do favorecimento dessa compreensão procurou-se embasamento nos posicionamentos de alguns aportes teóricos tais como: Hoffmann (2002), Haydt (2002), Luckesi (1996) e outros. Foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com dados quantitativos objetivando evidenciar a temática estudada. Fizemos uso da coleta de dados através da aplicação do instrumento questionário onde foi aplicado um com os alunos e um com os professores contendo questões respaldadas e analisadas a luz dos subsídios teóricos com a finalidade de identificar os diversos olhares dos sujeitos envolvidos. Ao término da pesquisa percebemos que a presença do psicopedagogo torna-se peça fundamental no espaço escolar para que possa auxiliar na discussão da reorganização metodológica do planejamento e das práticas pedagógicas dos professores para que o processo avaliativo favoreça potencialmente a aprendizagem significativa dos alunos dos alunos.PALAVRAS CHAVE: Avaliação; Aprendizagem; Psicopedagogo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_45_25_idinscrito_4829_af3d2fd13720d3bfcb37dfe94513a8de.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDELÚCIA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KALULA" "autor_email" => "claudelucia2011@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA IESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }