APÓS A APROVAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB/1996), O BRASIL PASSOU POR SIGNIFICATIVA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (ES) EM FUNÇÃO DO CRESCIMENTO DO SETOR PRIVADO-MERCANTIL – INSTITUIÇÕES, CURSOS, MATRÍCULAS. NESTE CONTEXTO, AS LICENCIATURAS FIGURARAM COMO ALGUNS DOS CURSOS DE MAIOR CRESCIMENTO. O PRESENTE ARTIGO, ELABORADO NO ÂMBITO DO PROJETO UNIVERSITAS/BR, EM SEU NÚCLEO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU/FURB, ANALISOU A EXPANSÃO DAS LICENCIATURAS NO PERÍODO DE 2010-2018, BUSCANDO IDENTIFICAR SUA ESPECIFICIDADE EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CURSOS. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM MISTA, POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM DADOS SOBRE EXPANSÃO DE INSTITUIÇÕES, CURSOS E MATRÍCULAS NAS LICENCIATURAS (PRESENCIAL E EAD), RELACIONANDO-OS COM OS OUTROS CURSOS DO PAÍS. FORAM FONTE DE INFORMAÇÃO AS SINOPSES ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP); QUANTO À ANÁLISE, TEVE SUPORTE EM AUTORES QUE ANALISAM A EXPANSÃO MERCANTIL DA ES (SGUISSARDI, 2015) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (BARRETO, 2015; PINHEIRO, 2018) NO BRASIL NO PERÍODO PÓS-LDB/1996. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A EXPANSÃO DAS LICENCIATURAS NO PERÍODO ANALISADO FOI DISTINTA DOS DEMAIS CURSOS DE GRADUAÇÃO, EMBORA SUAS MATRÍCULAS TAMBÉM SIGAM AUMENTANDO. O FATOR DIFERENCIAL RESIDE NA OFERTA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EAD), PREPONDERANTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE SE TORNARAM UM REDUTO DA EDUCAÇÃO-MERCADORIA NO PAÍS.