O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR QUESTÕES REFERENTES A CONSTRUÇÃO DE UM PROFESSOR, ESPECIFICAMENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, REFLEXIVO E CRÍTICO EM RELAÇÃO À SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, BEM COMO NAS RELAÇÕES ATITUDINAIS COM AS CRIANÇAS. SECUNDARIAMENTE, ANALISAR COMO SERIA UMA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA QUE POSSIBILITE UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DESSE PROFISSIONAL. A PARTIR DO CONCEITO DE PROFESSOR REFLEXIVO (ALARCÃO, 2011); FORMAÇÃO PERMANTE DO PROFESSORADO (IMBERNÓN, 2009) E A REFLEXÃO DO OFÍCIO DE PROFESSOR (TARDIF; LESSARD, 2014), BEM COMO FAZENDO UMA ANÁLISE CONCOMITANTEMENTE COM OS ESTUDOS SOBRE AS PEDAGOGIAS DA INFÂNCIA (FORMOSINHO; KISHIMOTO; PINAZZA, 2007), FICOU LATENTE O DESEJO E O INTERESSE EM ESTUDAR SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO COTIDIANO ESCOLAR EM RELAÇÃO AS AÇÕES DO PROFESSOR, VISANDO IDENTIFICAR COMO SE DAR A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SEJAM CRÍTICAS E REFLEXIVAS. CONTUDO, ESSAS PRÁTICAS NÃO SÃO CONSTRUÇÕES SIMPLES EM ALGUNS PROFISSIONAIS, PARA ESSA CONSTRUÇÃO PRECISA-SE REFLEXÕES PRÓPRIAS ANTES, DURANTE E DEPOIS DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS.