O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO EXECUTIVA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA INFÂNCIA. E COMO ESPECÍFICOS DEFINIR OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA FUNÇÃO EXECUTIVA, A SABER: MEMÓRIA DE TRABALHO, CONTROLE INIBITÓRIO E FLEXIBILIDADE COGNITIVA; E SUA IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA. A PESQUISA REALIZADA TRATA-SE DE UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA, PARA TANTO FOI CONSIDERADO O PERÍODO DE 2015 A 2020, COMO DESCRITORES FORAM UTILIZADOS: “FUNÇÃO EXECUTIVA” AND “LEITURA”, NOS IDIOMAS: PORTUGUÊS E INGLÊS, FOI UTILIZADA A PLATAFORMA PERIÓDICOS CAPES. FORAM SELECIONADOS 18 ARTIGOS, NA QUAL OS ESTUDOS ATENDERAM AOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM O DESEMPENHO DA COMPREENSÃO LEITORA SIGNIFICATIVAMENTE ASSOCIADO AS FE, INCLUINDO TAMBÉM A CORRELAÇÃO ENTRE: DECODIFICAÇÃO, FLUÊNCIA, COMPREENSÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. CONTUDO, TERÁ UM PAPEL MAIS DOMINANTE NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA INFÂNCIA, EM ADULTOS ESSA ASSOCIAÇÃO TEM UMA QUEDA. POR ISSO, O DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA SERÁ DE SUMA IMPORTÂNCIA PRINCIPALMENTE PARA A COMPREENSÃO LEITORA. DE FORMA MAIS ESPECIFICA SE OBSERVA A MEMÓRIA DE TRABALHO ASSOCIADA A FLUÊNCIA DE LEITURA, O CONTROLE INIBITÓRIO (CONTROLANDO A ATENÇÃO) PARA QUE SEJA POSSÍVEL PERMANECER NA LEITURA. E A MEMÓRIA DE TRABALHO JUNTAMENTE COM A FLEXIBILIDADE COGNITIVA PARA A COMPREENSÃO LEITORA.