DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA E COMPREENSÃO LEITORA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68314 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2923 "inscrito_id" => 6564 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA E COMPREENSÃO LEITORA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO EXECUTIVA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA INFÂNCIA. E COMO ESPECÍFICOS DEFINIR OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA FUNÇÃO EXECUTIVA, A SABER: MEMÓRIA DE TRABALHO, CONTROLE INIBITÓRIO E FLEXIBILIDADE COGNITIVA; E SUA IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA. A PESQUISA REALIZADA TRATA-SE DE UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA, PARA TANTO FOI CONSIDERADO O PERÍODO DE 2015 A 2020, COMO DESCRITORES FORAM UTILIZADOS: “FUNÇÃO EXECUTIVA” AND “LEITURA”, NOS IDIOMAS: PORTUGUÊS E INGLÊS, FOI UTILIZADA A PLATAFORMA PERIÓDICOS CAPES. FORAM SELECIONADOS 18 ARTIGOS, NA QUAL OS ESTUDOS ATENDERAM AOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM O DESEMPENHO DA COMPREENSÃO LEITORA SIGNIFICATIVAMENTE ASSOCIADO AS FE, INCLUINDO TAMBÉM A CORRELAÇÃO ENTRE: DECODIFICAÇÃO, FLUÊNCIA, COMPREENSÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. CONTUDO, TERÁ UM PAPEL MAIS DOMINANTE NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA INFÂNCIA, EM ADULTOS ESSA ASSOCIAÇÃO TEM UMA QUEDA. POR ISSO, O DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA SERÁ DE SUMA IMPORTÂNCIA PRINCIPALMENTE PARA A COMPREENSÃO LEITORA. DE FORMA MAIS ESPECIFICA SE OBSERVA A MEMÓRIA DE TRABALHO ASSOCIADA A FLUÊNCIA DE LEITURA, O CONTROLE INIBITÓRIO (CONTROLANDO A ATENÇÃO) PARA QUE SEJA POSSÍVEL PERMANECER NA LEITURA. E A MEMÓRIA DE TRABALHO JUNTAMENTE COM A FLEXIBILIDADE COGNITIVA PARA A COMPREENSÃO LEITORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FUNÇÃO EXECUTIVA, LEITURA, NEUROPSICOLOGIA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6564_02102020105413.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANE ANDRÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISLANE ANDRÉ" "autor_email" => "islaneandre@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f4fda78777cd_02092020_144632.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68314 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2923 "inscrito_id" => 6564 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA E COMPREENSÃO LEITORA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO EXECUTIVA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA INFÂNCIA. E COMO ESPECÍFICOS DEFINIR OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA FUNÇÃO EXECUTIVA, A SABER: MEMÓRIA DE TRABALHO, CONTROLE INIBITÓRIO E FLEXIBILIDADE COGNITIVA; E SUA IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA. A PESQUISA REALIZADA TRATA-SE DE UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA, PARA TANTO FOI CONSIDERADO O PERÍODO DE 2015 A 2020, COMO DESCRITORES FORAM UTILIZADOS: “FUNÇÃO EXECUTIVA” AND “LEITURA”, NOS IDIOMAS: PORTUGUÊS E INGLÊS, FOI UTILIZADA A PLATAFORMA PERIÓDICOS CAPES. FORAM SELECIONADOS 18 ARTIGOS, NA QUAL OS ESTUDOS ATENDERAM AOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM O DESEMPENHO DA COMPREENSÃO LEITORA SIGNIFICATIVAMENTE ASSOCIADO AS FE, INCLUINDO TAMBÉM A CORRELAÇÃO ENTRE: DECODIFICAÇÃO, FLUÊNCIA, COMPREENSÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. CONTUDO, TERÁ UM PAPEL MAIS DOMINANTE NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA INFÂNCIA, EM ADULTOS ESSA ASSOCIAÇÃO TEM UMA QUEDA. POR ISSO, O DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA SERÁ DE SUMA IMPORTÂNCIA PRINCIPALMENTE PARA A COMPREENSÃO LEITORA. DE FORMA MAIS ESPECIFICA SE OBSERVA A MEMÓRIA DE TRABALHO ASSOCIADA A FLUÊNCIA DE LEITURA, O CONTROLE INIBITÓRIO (CONTROLANDO A ATENÇÃO) PARA QUE SEJA POSSÍVEL PERMANECER NA LEITURA. E A MEMÓRIA DE TRABALHO JUNTAMENTE COM A FLEXIBILIDADE COGNITIVA PARA A COMPREENSÃO LEITORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FUNÇÃO EXECUTIVA, LEITURA, NEUROPSICOLOGIA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6564_02102020105413.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANE ANDRÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISLANE ANDRÉ" "autor_email" => "islaneandre@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f4fda78777cd_02092020_144632.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }