ESTA PESQUISA OBJETIVA-SE DESENVOLVER INSTRUMENTOS CONCEITUAIS MOTIVACIONAIS QUE POSSIBILITEM A FORMULAÇÃO DE ATIVIDADES COM O USO DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA EM TERMOS DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO SOB A LUZ DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL, VISANDO CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE NATUREZA QUALITATIVA, FUNDAMENTADA NA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL. TAL ANÁLISE ASSUME AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS NÃO COMO UM SIMPLES RECURSO DIDÁTICO, MAS COMO DISCURSIVIDADES REGIDAS POR MECANISMOS FICCIONAIS E QUE SE VALE DESSES MECANISMOS PARA VEICULAR POSIÇÕES, IDEIAS E DEBATES EM TORNO DE TEMAS CIENTÍFICOS ATUAIS. NO PLANO EPISTEMOLÓGICO BUSCA-SE ABORDAR CRITICAMENTE A ÊNFASE DE BACHELARD NA SEPARAÇÃO ENTRE A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E A IMAGINAÇÃO POÉTICA QUE PODEM PERMITIR O TRABALHO EM RELAÇÃO AOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM AQUELES ALUNOS QUE NÃO SE SENTEM MOTIVADOS AO ESTUDO DA FÍSICA. AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS ESCOLHIDAS SERÃO UTILIZADAS PARA DISCUTIR TEMÁTICAS ESPACIAIS QUE ENVOLVEM CONCEITOS DA FÍSICA MODERNA, POUCO TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, MAS QUE DESPERTAM GRANDE CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES, AJUDANDO-OS A RECONHECEREM A FÍSICA COMO UM EMPREENDIMENTO HUMANO E, PORTANTO, MAIS PRÓXIMOS A ELES. CONSTATA-SE QUE O TEMA É MUITO INTRIGANTE, E LEVANTA QUESTÕES A SEREM DEBATIDAS E DIRECIONADAS VISANDO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA SOBRE O PAPEL DOS OBSTÁCULOS COGNITIVO-EPISTEMOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ENVOLVIDOS NA FÍSICA MODERNA.