Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POLIVALENTE

Palavra-chaves: BNCC, ENSINO MÉDIO, POLIVALÊNCIA, ENSINO DE ARTES, Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67994
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1443
    "inscrito_id" => 6116
    "titulo" => "ARTE NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POLIVALENTE"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO REALIZADO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PROESDE (LICENCIATURA) COM PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 8 PROFESSORES DE BLUMENAU E REGIÃO (SC). A PESQUISA BUSCA COMPREENDER A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DESTES PROFESSORES, COMO CADA UM DESTES DOCENTES LIDA COM O TEMA CENTRAL DE NOSSA DISCUSSÃO: A EXIGÊNCIA DE QUE ESTE SEJA UM(A) PROFESSOR(A) DE ARTE POLIVALENTE (BARBOSA, 1988) E QUAIS AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA BNCC DO ENSINO MÉDIO (2017). OS DADOS COLETADOS CONTRIBUÍRAM PARA OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESTES PERCEBEM A INFLUÊNCIA DE SUA ESPECIFICIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO A POLIVALÊNCIA AINDA GANHA ESPAÇO DENTRO DA GRADE CURRICULAR. VERIFICAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO POLIVALENTE NO ENSINO DA ARTE, SOB A JUSTIFICATIVA DE UMA SUPOSTA “INTERDISCIPLINARIDADE”, POSTA PELA BNCC, PREOCUPA A AUTONOMIA E O FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, QUE HISTORICAMENTE É ALVO DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM NOSSO PAÍS. POR ISSO CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER COMO A REDE SE ESTRUTURA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR, JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, A UNIVERSIDADE E COMUNIDADE, AS PROBLEMÁTICAS QUE SE APRESENTAM NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "BNCC, ENSINO MÉDIO, POLIVALÊNCIA, ENSINO DE ARTES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6116_01092020184228.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS WEINGÄRTNER"
    "autor_nome_curto" => "THAIS WEINGÄRTNER"
    "autor_email" => "thaissweingartner@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67994
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1443
    "inscrito_id" => 6116
    "titulo" => "ARTE NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POLIVALENTE"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO REALIZADO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PROESDE (LICENCIATURA) COM PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 8 PROFESSORES DE BLUMENAU E REGIÃO (SC). A PESQUISA BUSCA COMPREENDER A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DESTES PROFESSORES, COMO CADA UM DESTES DOCENTES LIDA COM O TEMA CENTRAL DE NOSSA DISCUSSÃO: A EXIGÊNCIA DE QUE ESTE SEJA UM(A) PROFESSOR(A) DE ARTE POLIVALENTE (BARBOSA, 1988) E QUAIS AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA BNCC DO ENSINO MÉDIO (2017). OS DADOS COLETADOS CONTRIBUÍRAM PARA OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESTES PERCEBEM A INFLUÊNCIA DE SUA ESPECIFICIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO A POLIVALÊNCIA AINDA GANHA ESPAÇO DENTRO DA GRADE CURRICULAR. VERIFICAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO POLIVALENTE NO ENSINO DA ARTE, SOB A JUSTIFICATIVA DE UMA SUPOSTA “INTERDISCIPLINARIDADE”, POSTA PELA BNCC, PREOCUPA A AUTONOMIA E O FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, QUE HISTORICAMENTE É ALVO DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM NOSSO PAÍS. POR ISSO CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER COMO A REDE SE ESTRUTURA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR, JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, A UNIVERSIDADE E COMUNIDADE, AS PROBLEMÁTICAS QUE SE APRESENTAM NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "BNCC, ENSINO MÉDIO, POLIVALÊNCIA, ENSINO DE ARTES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6116_01092020184228.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS WEINGÄRTNER"
    "autor_nome_curto" => "THAIS WEINGÄRTNER"
    "autor_email" => "thaissweingartner@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO REALIZADO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PROESDE (LICENCIATURA) COM PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 8 PROFESSORES DE BLUMENAU E REGIÃO (SC). A PESQUISA BUSCA COMPREENDER A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DESTES PROFESSORES, COMO CADA UM DESTES DOCENTES LIDA COM O TEMA CENTRAL DE NOSSA DISCUSSÃO: A EXIGÊNCIA DE QUE ESTE SEJA UM(A) PROFESSOR(A) DE ARTE POLIVALENTE (BARBOSA, 1988) E QUAIS AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA BNCC DO ENSINO MÉDIO (2017). OS DADOS COLETADOS CONTRIBUÍRAM PARA OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESTES PERCEBEM A INFLUÊNCIA DE SUA ESPECIFICIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO A POLIVALÊNCIA AINDA GANHA ESPAÇO DENTRO DA GRADE CURRICULAR. VERIFICAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO POLIVALENTE NO ENSINO DA ARTE, SOB A JUSTIFICATIVA DE UMA SUPOSTA “INTERDISCIPLINARIDADE”, POSTA PELA BNCC, PREOCUPA A AUTONOMIA E O FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, QUE HISTORICAMENTE É ALVO DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM NOSSO PAÍS. POR ISSO CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER COMO A REDE SE ESTRUTURA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR, JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, A UNIVERSIDADE E COMUNIDADE, AS PROBLEMÁTICAS QUE SE APRESENTAM NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.