ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO REALIZADO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PROESDE (LICENCIATURA) COM PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 8 PROFESSORES DE BLUMENAU E REGIÃO (SC). A PESQUISA BUSCA COMPREENDER A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DESTES PROFESSORES, COMO CADA UM DESTES DOCENTES LIDA COM O TEMA CENTRAL DE NOSSA DISCUSSÃO: A EXIGÊNCIA DE QUE ESTE SEJA UM(A) PROFESSOR(A) DE ARTE POLIVALENTE (BARBOSA, 1988) E QUAIS AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA BNCC DO ENSINO MÉDIO (2017). OS DADOS COLETADOS CONTRIBUÍRAM PARA OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESTES PERCEBEM A INFLUÊNCIA DE SUA ESPECIFICIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO A POLIVALÊNCIA AINDA GANHA ESPAÇO DENTRO DA GRADE CURRICULAR. VERIFICAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO POLIVALENTE NO ENSINO DA ARTE, SOB A JUSTIFICATIVA DE UMA SUPOSTA “INTERDISCIPLINARIDADE”, POSTA PELA BNCC, PREOCUPA A AUTONOMIA E O FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, QUE HISTORICAMENTE É ALVO DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM NOSSO PAÍS. POR ISSO CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER COMO A REDE SE ESTRUTURA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR, JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, A UNIVERSIDADE E COMUNIDADE, AS PROBLEMÁTICAS QUE SE APRESENTAM NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.