ESTE TRABALHO BUSCA PROBLEMATIZAR COMO O ENSINO DE HIST?RIA TEM SIDO PENSADO PELO ESTADO BRASILEIRO NO QUE DIZ RESPEITO ? INCORPORA??O E REPRESENTA??O DOS POVOS NEGROS E IND?GENAS NO CURR?CULO OFICIAL DE ENSINO DESSA DISCIPLINA. ESSA ANALISE FOI FEITA COM BASE NAS POL?TICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCA??O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS QUE RECONHECEM O CAR?TER ETNOC?NTRICO, LIMITADO E RACISTA DA EDUCA??O EM GERAL E, POR CONSEGUINTE, DO ENSINO DE HIST?RIA. IMPORTA RESSALTAR QUE A DISCIPLINA DE HIST?RIA ? CITADA NAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 COMO UMA DAS PRINCIPAIS ?REAS EM QUE A ABORDAGEM DA HIST?RIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E IND?GENA DEVE SER DESENVOLVIDA E OS SEUS DESDOBRAMENTOS JUR?DICOS APRESENTAM COMO ESSE PROCESSO DEVE OCORRER. ANTE ISSO, EXAMINAMOS O GUIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DID?TICO (PNLD) DE 2018, ?LTIMO PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DID?TICOS AT? O MOMENTO, PARA O ENSINO M?DIO, COMPONENTE CURRICULAR HIST?RIA, ACERCA DA TEM?TICA SUPRACITADA, BUSCANDO PERCEBER COMO EST?O DESCRITOS NELE OS LIVROS DE HIST?RIA PARA ESSE N?VEL DE ENSINO APROVADOS NESSA SELE??O E QUE FORAM UTILIZADOS DURANTE OS ?LTIMOS TR?S ANOS NAS ESCOLAS P?BLICAS BRASILEIRAS.