O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PONTO DE PARTIDA AS A??ES PEDAG?GICAS E ADMINISTRATIVAS DA GEST?O DEMOCR?TICA NO CONTEXTO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS RESPONDER A SEGUINTE INDAGA??O: COMO A GEST?O DEMOCR?TICA CONTRIBUI PARA O DESEMPENHO ESCOLAR? ASSIM SENDO, POSTULAMOS BREVES CONSIDERA??ES SOBRE A EDUCA??O ENQUANTO UM DIREITO CONSTITUCIONAL E A GEST?O DEMOCR?TICA COMO UM PRINC?PIO ASSEGURADO PELA LEGISLA??O BRASILEIRA, TERMOS E CONCEITOS, RESSALTANDO A IMPORT?NCIA DO PAPEL DO GESTOR ESCOLAR E SUA PARTICIPA??O NO CONTEXTO EDUCATIVO. SENDO ESTE NORTEADO PELOS SEGUINTES TE?RICOS: LIB?NEO (1997, 2002 E 2004), L?CK (2006) E LOPES (2006) ENTRE OUTROS. AO CONCLUIR, ENFATIZAMOS A RELEV?NCIA DO PROFISSIONAL NO AMBIENTE DE SABER FORMAL, COMO VIA DE CONSOLIDA??O DA DEMOCRACIA NA QUAL NOSSA SOCIEDADE EST? IMBU?DA. AL?M DESSA NECESSIDADE A GEST?O DEMOCR?TICA MANT?M O EXERC?CIO CONSTANTE DE TOLER?NCIA, RESPEITO E DEDICA??O AOS VALORES E IDEAIS EM TORNO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALIT?RIA.