O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É SEM DÚVIDAS, UMA DAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES DE NOSSA FORMAÇÃO, ESTAMOS SAINDO DAS TEORIAS PARA VIVENCIAR NA PRÁTICA O QUE APRENDEMOS E DISCUTIMOS EM SALA DE AULA COMO ALUNOS. RESSALTA-SE QUE ESTE DESENVOLVIDO EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, O PRIMEIRO NA FORMA DE OBSERVAÇÃO DE TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A ESTRUTURA FÍSICA, OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, AS METODOLOGIAS ADOTADAS EM SALA DE AULA, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE OUTROS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEGUNDO MOMENTO, A REGÊNCIA EM SALA DE AULA. AUTORES COMO BELLO E BREDA (2007), CHARLOT (2008), PIAGET (1973) E SOUZA (2005) CORROBORARAM COM AS DISCUSSÕES ACERCA DAS PERSPECTIVAS E DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTAGIÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS APRESENTAM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. O MÉTODO DE PESQUISA ADOTADO FOI O PARTICIPANTE. A OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E OS SEUS PARES, BEM COMO O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO FORAM OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A ROTINA ESCOLAR FOI MANTIDA, PORÉM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PASSARAM POR MODIFICAÇÕES, BEM COMO A METODOLOGIA APLICADA, BUSCANDO DESENVOLVER UM TRABALHO EM TORNO DA PLURALIDADE E QUE CONTEMPLASSEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS INFANTES, OPORTUNIZANDO MOMENTOS DE APRENDIZAGEM. ESTA EXPERIÊNCIA REVELOU-NOS QUE O CONHECIMENTO SE DÁ PELO CONTATO, PELA EXPERIMENTAÇÃO E PRINCIPALMENTE, PELA CAPACIDADE DE APRENDER POR MEIO DAS RELAÇÕES COM OS OUTROS SUJEITOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, LEGITIMANDO-SE PELA ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO DESAFIADORA, NO SENTIDO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS.