ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO CONSIDERAM ADOTAM UMA PRÁTICA ALFABETIZADORA EMBASADA NO ENSINO EXPLÍCITO DAS RELAÇÕES ENTRE GRAFEMAS E FONEMAS. COM BASE NESSA AFIRMAÇÃO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR A RESPEITO DA RELEVÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EXPLÍCITA SOBRE AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. PARA TANTO, FOI APLICADO O TESTE “CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SEQUENCIAL” - CONFIAS EM TRÊS ADULTOS UNIVERSITÁRIOS AUTODECLARADOS DEFICIENTES EM SUA ESCRITA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS LEVA A CRER QUE AS DIFICULDADES NA PERCEPÇÃO DAS UNIDADES SONORAS (SILÁBICA E FONÊMICA) DA FALA REPERCUTEM NA ESCRITA DE TRÊS ADULTOS. CONCLUIU-SE QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PODE SER FACILITADO PELO TRABALHO SISTEMÁTICO COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA PODEREM LER E ESCREVER.