O PRESENTE ARTIGO DESVELA AS CARACTERÍSTICAS DOS REGISTROS PRESENTES EM LIVROS DE OCORRÊNCIAS EM QUATRO ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PONTA GROSSA/PR. FORAM ANALISADAS 90 OCORRÊNCIAS, UTILIZANDO-SE PARA ISSO A ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2004). OS RESULTADOS INDICAM QUE: A) OS ALUNOS SÃO OS ALVOS DE 100% DAS OCORRÊNCIAS; B) A EQUIPE PEDAGÓGICA, A DIREÇÃO E O CORPO DOCENTE SÃO OS AUTORES; C) 83% DOS REGISTROS, DOS QUAIS GRANDE PARTE ESTÁ RELACIONADA À INDISCIPLINA, AO DESINTERESSE E AO DESRESPEITO E, POSSUEM, PORTANTO, CONTEÚDO MORAL; D) O ENCAMINHAMENTO MAIS FREQUENTE CONSISTE EM SOLICITAR A PRESENÇA DOS PAIS. ESPERA-SE QUE O DETALHAMENTO DESSAS CARACTERÍSTICAS POSSA SUBSIDIAR A REFLEXÃO DOS PROFESSORES DIANTE DA NECESSIDADE DE A ESCOLA APRESENTAR PROPOSTAS VIÁVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DOS CONFLITOS, AS QUAIS CONTRIBUAM, DE FATO, PARA O DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS