A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LE: A ADOÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICO-REFLEXIVA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6770 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1644 "inscrito_id" => 3026 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LE: A ADOÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICO-REFLEXIVA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apontar algumas questões referentes à importância do período de estágio de monitoria (de observação) na construção do professor de língua estrangeira (LE), apresentando algumas reflexões acerca das atitudes a serem assumidas/adquiridas pelo profissional em formação diante do processo de construção identitária. Igualmente, serão também apresentados alguns dos benefícios advindos da monitoria antes que se efetive a prática docente, promovida pela disciplina de Estágio Supervisionado. Para alcançar o objetivo mencionado, foram consideradas as afirmações de autores como Bueno (2009), que abordam questões alusivas à postura do estagiário durante o estágio de monitoria, sugerindo, dentre quatro tipos distintos de estágio, aquele que defende a adoção de uma postura crítico-reflexiva, a fim de que sejam encontradas soluções/sugestões para os problemas concernentes ao que foi observado. Além disso, também foram consideradas as afirmações de Nasser (2011), a respeito do sujeito monitor. A autora refere-se a este como sendo um colaborador do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo da disciplina monitorada. Assim, a partir de tais afirmações, este trabalho se dispõe a analisar dois relatos de experiência, escritos por um único aluno, referentes a um período de monitoria em uma escola pública da cidade de Campina Grande, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras – Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vale pontuar que este trabalho diz respeito a uma autoanálise, em que o pesquisador e o pesquisado são a mesma pessoa, lançando mão de um olhar retroativo, a fim de se perceber como professor crítico-reflexivo, de forma que essa análise traga contribuições para a construção identitária. Como resultados prévios, foi possível perceber que, além da presença dominante de um caráter descritivo das aulas observadas, houve um posicionamento crítico-reflexivo presente nos relatos analisados, apontando para uma postura de constante reflexão frente aos desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da LE observada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_12_07_16_idinscrito_3026_12b4e9073a367e300aa9ad978172cb96.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍLIO LINDEMBERG DE ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍLIO LINDEMBERG" "autor_email" => "ciliolindemberg@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6770 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1644 "inscrito_id" => 3026 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LE: A ADOÇÃO DE UMA POSTURA CRÍTICO-REFLEXIVA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apontar algumas questões referentes à importância do período de estágio de monitoria (de observação) na construção do professor de língua estrangeira (LE), apresentando algumas reflexões acerca das atitudes a serem assumidas/adquiridas pelo profissional em formação diante do processo de construção identitária. Igualmente, serão também apresentados alguns dos benefícios advindos da monitoria antes que se efetive a prática docente, promovida pela disciplina de Estágio Supervisionado. Para alcançar o objetivo mencionado, foram consideradas as afirmações de autores como Bueno (2009), que abordam questões alusivas à postura do estagiário durante o estágio de monitoria, sugerindo, dentre quatro tipos distintos de estágio, aquele que defende a adoção de uma postura crítico-reflexiva, a fim de que sejam encontradas soluções/sugestões para os problemas concernentes ao que foi observado. Além disso, também foram consideradas as afirmações de Nasser (2011), a respeito do sujeito monitor. A autora refere-se a este como sendo um colaborador do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo da disciplina monitorada. Assim, a partir de tais afirmações, este trabalho se dispõe a analisar dois relatos de experiência, escritos por um único aluno, referentes a um período de monitoria em uma escola pública da cidade de Campina Grande, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras – Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vale pontuar que este trabalho diz respeito a uma autoanálise, em que o pesquisador e o pesquisado são a mesma pessoa, lançando mão de um olhar retroativo, a fim de se perceber como professor crítico-reflexivo, de forma que essa análise traga contribuições para a construção identitária. Como resultados prévios, foi possível perceber que, além da presença dominante de um caráter descritivo das aulas observadas, houve um posicionamento crítico-reflexivo presente nos relatos analisados, apontando para uma postura de constante reflexão frente aos desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da LE observada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_12_07_16_idinscrito_3026_12b4e9073a367e300aa9ad978172cb96.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍLIO LINDEMBERG DE ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍLIO LINDEMBERG" "autor_email" => "ciliolindemberg@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }